domingo, 15 de junho de 2008

Tentando entender um pouco sobre os MuÇuLmAnOs...

Bom... Há muito tempo tenho curiosidades em relação às muçulmanas. Especialmente porque as vemos sempre aqui em Grenoble... na verdade acho que elas se alastraram pela Europa inteira...

Tenho observado algumas coisas e pesquisando achei as respostas para algumas... meio superficiais, mas acho que dá pro gasto. Rsrsr.

Já tive contato com duas delas... uma ainda era solteira e o nosso contato era meio restrito... mas a outra, casada e com um filhinho de 3 meses. Com essa última os laços foram maiores, mas o curso de Francês acabou e em meio às greves da França, terminamos por nos afastar. Mas ela era muito legal, prestativa, gostava muito de rir... uma mente bem aberta aparentemente... Uma menina nova e muito bonita, mas ventida com aquelas logas roupas... vixe. É uma agressão à mulher !

Ontem vinha no bonde e uma delas estava sentada à minha frente e outra duas em duas cadeiras proximas... elas conversavam e eu não entendia nada, claro... eu não sei falar árabe... eheheh. As outras duas ainda não usavam as tais roupas... mas a outra toda cobertinha, mas com o rosto todo pintado... será que pode? Rsrsr. Olhos bem torneados, batom e pó na cara. kkkk - Fiquei me fazendo um monte de perguntas! E as outras, porque não estavam vestidas como ela? Estavam de calça jeans, tênis all star e camisas de mangas cumpridas... argolas enormesss nas orelhas e muita pintura também. Será que elas por terem nascido em território Francês não aderiram àquelas roupas? Ou ainda não ficaram "moças"... rsrsrs - Me fiz milhões de perguntas, mas todas sem respostas! :o(

Algumas vezes me perguntei também por que as mãos de algumas delas estão sempre sujas... ?! Sabe quando a gente suja as mãos com mercúrio ? Pois eh, daquele jeito, como se fosse alguma ceita, sei lá... as unhas sempre pintadas com essa coloração, mas não é uma coisa uniforme... Achei umas respostas na internet que não me convenceram muito, mas como não tenho como saber... se alguém souber... por favor... Obrigada por me informar! Rsrrss.

Achei um site muito interessante... que fala exatamente sobre as tradições dos casamentos deles, os muçulmanos... É muito repressivo! Por exemplo, li uma reportagem que fala a respeito da cirurgia que elas andam fazendo para reconstituição do hímen (a himenoplastia)... tudo isso porque chegam na Europa e perdem a virgindade... mas como só podem casar-se com muçulmanos e têm que ser virgem para isso... elas fazem a cirurgia... Tudo para se obter o atestado de virgindade... É muita repressão! :-(

A respeito das roupas
, não são só pretas como antigamente... mas continuam com os mesmos modelos... e aqui elas ainda adaptam saias muito longas e camisas de mangas cumpridas, mas tudo sem decotes e muito folgado.

E fazendo essa pesquisa descobri que elas têm até roupas de esportes e traje de banho (biquines) especificos... Muito estranhos para nós, mas para eles a nossa cultura também deve ser muito "liberal" para eles. :-S

Em relação às pinturas das mãos, eles fazem uma cerimônia chamada Manjha, que é quando a noiva antes do casamento (uns 2 dias antes e em sua casa) recebe umas massagens com uma pasta à base de açafrão. A pasta é feita à base de açafrão, sândalo e óleo de jasmim, providenciado pela família do noivo. A noiva também é “tatuada” com henna e só as mulheres solteiras podem aplicar henna à noiva... essas tatuagens são feitas nas mãos e nos pés... e depois disso ela não sai de casa até ser uma senhora de família. Rsrsr.

Uma outra ocasião na qual elas pintam suas mãos, como a foto abaixo nos mostra é quando o Ramadã chega ao final... E o que é isso? É o mês de jejum e recolhimento dos muçulmanos. Acho que essa resposta foi melhor aceita por mim como explicação das pinturas que eu vejo aqui... porque normalmente as mulheres que aparecem de mãos pintadas são muito velhas... e casadas, não fazia muito sentido a história do casamento, já que só as noivas são pintadas e as solteiras quem as pintam. :oP

Mas as pinturas das mulheres que vejo aqui são diferentes, não são desenhos... parece sujo de mercúrio mesmo, como as pontas dos dedos de uma delas aqui nesta foto... que não são desenhos, a diferença é que vejo nas palmas mãos e nas unhas... Muito estranho! Mas cultura é cultura, né!?

Foto

Uma outra coisa que eu achei interessante são as bonecas das crianças... São muçulmaninhas... Como não poderia deixar de ser, mas quem pensa nessas coisas quando se fala em uma cultura diferente? Bom... Até as Barbies são adaptadas... Na verdade o nome lá não é esse, é Fulla, mas as bonecas são iguais as da Barbie... com outras roupas, claro!

Quem tiver algo a acrescentar, por favor, o faça! Tenho muita curiosidade a respeito do que eles fazem, de como vivem, das tradições... enfim... Sintam-se à vontade! :o)

Um comentário:

Viviane Cavalcanti disse...

Como prometi, eis o meu comentário.
Não posso ficar só espionando, tenho que elogiar. E teu blog é muito legal. Adorei saber um pouco mais sobre a cultura do mulçumanos :o)

Beijos