segunda-feira, 7 de julho de 2008

A dor de morar longe se chama SaUdAdE...!

Bom... passei algum tempo sem escrever porque atualmente estou no Brasil matando um pedacinho da tamanha saudade que sinto... a saudade da família e de alguns amigos muito queridos.

Como já diz a velha frase, que na verdade eu nem sei quem escreveu, "quem inventou a distância não sabe o quanto dói a saudade...!".

É uma dor que sentimos no fundo do peito... Machuca e maltrata muito! O coração fica inquieto, dispara e às vezes só acalma depois de longas horas de choro... é uma agonia!

Morar longe dói, estar longe dos muitos que amamos nos faz sentir incapazes de tantas coisas...

São muitos tipos de 'dor' reunidos em um conjunto... Nos privamos do convívio da família e dos amigos, e isso é cruel... O clima é muito diferente e isso dói...; a comida já não é mais a mesma, o cardápio têm que ser adaptado à nova realidade...; o simples fato de ser estrangeiro também dói muito... é tudo muito diferente.

E o carnaval, o São João... não temos nada disso quando estamos fora do nosso País... Dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães... tanta coisa diferente. Coisas que nos habituamos e de repente, por qualquer motivo temos que nos adaptar a uma realidade diferente. Saudades das ladeiras de Olinda em pleno "taranranranranranran...", saudades da pequena Cidade de Gravatá que fica tão grande prá receber tanta gente em épocas de São Jõao... Nosso maracatu no Recife Antigo aos domingos; e mesmo não sendo frequentadora do Galo da Madrugada, bate a saudade de ir ao Centro só prá ver o enorme galo multicoorido no rio... Na verdade vivemos o exílio cultural quando estamos fora da terrinha... Vixe, são tantas coisas... :o(

Sentir falta de tudo isso tem única denominação: SAUDADE!

Palavra muito difícil de definir, mas como não sentir? Sinto saudades!!! Saudades de um tempo que se foi, que teima em não voltar, porque a própria saudade já o momento que tenta fugir da lembrança para ser vivido novamente e não consegue... É bom lembrar... mas também dói saber.... que tudo isso é só saudade...

"Salve! Ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal! Nova Roma de bravos guerreiros Pernambuco, Imortal, Imortal!"... Porque a distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento!

Nenhum comentário: