terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mumificação no Egito Antigo...

Li na Info-história e achei interessante, por isso resolvi escrever o post.

Por acreditarem que existe outra vida depois da morte, e que o corpo pode ressucitar, muitos povos antigos criaram técnicas para impedir que os corpos dos mortos se decompusessem... E aí começava-se o processo de mumificação que passava por 5 passos, mas podia demorar até 70 dias... é muito tempo, vixe! Como devia ser o odor disso??? Imagino que terrível... eca!

O primeiro passo era a limpeza geral do corpo... Era levado para tendas ao ar livre, na margem oeste do Rio Nilo, onde ficavam os cemitérios, ali era o local da purificação, segundo eles. Em uma mesa inclinada, os sacerdotes lavavam os corpos com vinho de palma e água do rio.

O segundo passo era a retirada das vísceras. Com um corte do lado esquerdo do abdômem, retirava-se tudo. Algumas partes eram guardadas em potes especiais e outras eram jogadas no Nilo (Será que era poluído???). O cérebro era posteriormente retirado pelas narinas.

Terceiro passo... Sal dentro e fora do corpo. É a fase da desidratação do corpo, que era feita com um tipo de sal mineral típico da Região... o Natrão. Durante 40 dias o corpo ficava cheio de sal e envolvido nele. :oP

A quarta etapa era a de recheio seco. Lavava-se novamente o corpo (com águas do Nilo e alguns óleos e aromas) e depois enchia-se o corpo de serragens e folhas secas para que o mesmo não ficasse deformado.

A quinta era o enrolar do corpo da cabeça aos pés. Só então o corpo era envolvido com 20 tiras de linho engomado, começando-se pela cabeça, mãos direita e depois a esquerda, pés direito e esquerdo. Passava-se um líquido para unir as tiras de linho e colocava-se a máscara.

:o)

Meio estranho falar sobre isso nos tempos atuais, mas sinceramente, navegando pela net li e achei interessate... especialmente o fato de se guardar o corpo para que ele "reviva" posteriormente, que existia uma força após a morte, mas só se o corpo estivesse bem conservado.

Hoje em dia, o embalsamamento ainda é praticado, mas com técnicas muito mais avançadas do que as utilizadas neste relato. Na década de 70 era muito mais utilizado do que hoje em dia. Era o que ajudava a conservar o corpo de pessoas importantes, que passavam 2 ou 3 dias sendo velados... Afe!

Bom... Era isso. Eu aprendi um pouquinho, espero que você também!

=*****

Um comentário:

Viviane Cavalcanti disse...

Muito ruim eu ter escolhido ler iso enquanto tomo meu café da manhã. Inxi, total embrulho!

Mas, adorei aprender mais com tia Lila! Beijos