sábado, 23 de agosto de 2008

Síndrome do PâNiCo...


Hoje falarei um pouco sobre esta Síndrome, ou Transtorno.

Tudo porque ontem descobri que alguém da minha família começará a se tratar, e aí fui procurar algumas informações e algumas aqui estarão.

O que é esse Transtorno?

De acordo com Wikipédia, o Transtorno do Pânico ou Síndrome do Pânico é uma condição mental psiquiátrica que faz com que o indivíduo tenha ataques de pânico esporádicos, intensos e muitas vezes recorrentes.

É caracterizada por ataques de medo ou desespero... Medo de andar e cair, medo de estar só, de dirigir, medo de alguém na janela, medo de tudo ou qualquer coisa.

Os sintomas da doença são/podem ser vários. Para cada indivíduo, todas as doenças podem se mostrar de maneiras diferentes, cada caso é um caso único e individual. Mas eles podem ser:
  • Palpitações cardíacas (coração disparado ou taquicardia);
  • Tonturas;
  • Náuseas;
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Frio ou calor repentinos;
  • Falta de ar (sensação);
  • Sensação de ambiente estranho, de desmaio, de infarto, de pressão na cabeça ou de engasgos enquanto come;
  • Diarréia;
  • Sintomas de labirintite;
  • Pensamentos obsessivos.
O que causa?

Podem ser psicológicas, físicas ou genéticas.
  • Psicológica: Pode ocorrer por conta de alguma experiência traumática. Como por exemplo: sequestros, assaltos, acidentes, quedas, etc.; Ou simplesmente por dificuldades financeiras, afetivas, de saúde, etc.
  • Física: Alterações orgânicas causadas por medicamentos, doenças físicas, álcool ou drogas e até mesmo a pela própria idade.
  • Predisposição Genética: Casos de depressão em família, ou quaisquer distúrbios psicológicos ou psiquiátricos.
*É comum a combinação de várias dessas causas!

Como tratar? Tem cura?

Segundo o que andei lendo, tem cura sim!

O tratamento é feito através de medicamentos, que podem ser vários. Vai depender do médico e das reações do paciente. Porque nem todas as pessoas obtêm os mesmos resultados com um medicamento X.

Os sintomas físicos normalmente se vão quando a medicação começa a ser ministrada. Esse é justamente o objetivo na fase inicial, acabar com esses sintomas, que é por exemplo a tontura.

Depois, o alvo são as fobias. E para acabá-las, faz-se necessário o plano medicamentoso, tanto quando a psicoterapia, qualquer um dos dois feitos isoladamente pode não surtir o efeito de 'cura'.

As sessões de psicoterapia não precisam ser muitas, porque estas são somente para fazer com que o paciente saia de situações mais complexas, olhando os problemas com mais serenidade.

Uma outra coisa que é de muita importância, é que o medico busque a causa do Transtorno. Se há alguma doença física que possa tê-lo causado, por exemplo. E nesse caso, o encaminhamento faz-se necessário.

No meu caso...

Bom... tudo isso é bem difícil para mim, especialmente por estar longe.

Sempre soube da busca pela causa de 'ter medo de andar' da minha avó e ninguém nunca descobria.

Pensou-se no começo que era algo relacionado à labirintopatologia, mas mesmo com os medicamentos, a tontura e todos os sintomas dela estavam presentes.

A falta de vontade de comer, que talvez para mim esteja mais claro o motivo... o medo de engasgar?! Será!? Não deixarei de perguntar! :o(

O frio constante. Mesmo sendo no inverno, e ainda levando-se em consideração sua idade, o frio que ela sente não é lá muito normal. Vive toda enroladinha, mas sempre gelada. Incrível!

Não gostei do diagnóstico, mas ao mesmo tempo foi muito bom sabermos, porque agora ela terá todo o suporte que nós pudermos dar, cuidando do problema certo.

Por fim, deixarei um link de uma ata de petição que está tramitando... para se conseguir que uma pessoa com transtorno de pânico, diagnosticada pelos orgaos públicos (INSS) e possa receber os benefícios sociais, quando essa pessoa estiver incapancitada para o trabalho. Eu achei muito importante, porque apesar de "parecer frescura" para muitos, é uma doença e precisa de atenção!

Clique aqui para votar... Atenção! Não precisa de CPF, nem Identidade.

Para ler tudo antes de votar, clique aqui.

Indicações:

Um comentário:

Viviane Cavalcanti disse...

Eita Lila,

Nem me escrevesse para contar. Que pena pela tua avó. Espero que ela fique boa, e que mesmo longe, você sinta-se confortada por ela ter seus pais, irmãos e tios por perto.

Beijos