segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pequeno 'Diário de bordo'...

Bem... minha viagem já começou com alguns contra-tempos... rs.

O primeiro deles foi o salto do sapato... hauahuahua. Cheguei no 'hall' do prédio e senti uma coisa estranha... Mas calma, eu não o quebrei, já estava quebrado, porque nem tô lá tão imensa e nem andei o suficiente prá quebrá-lo... era novo, a primeira vez que eu estava usando e só cheguei lá embaixo... (Exatamenteeeeeeee Viviane, fazia parte daqueles que eu tinha acabado de comprar!) :-O

Meu trem sairia às 9h25, mas cheguei à estação 40 minutos antes, porque saí mais cedo pra passar no caixa eletrônico e tirar dinheiro... prá não correr o risco de perder, fui direto prá lá. Assim que cheguei vi na placa: atraso de 25 minutos que subiu prá 30 e posteriormente 1h15', já pensou! Depois disso tudo de espera conseguiram nos colocar em um outro trem com o mesmo destino... massssssss... já tinha perturbado toda a minha viagem, porque de Grenoble fui prá Chambery, de lá prá Milão e de lá prá Parma.

Quando cheguei em Chambery o trem já tinha saído, como eu já esperava. Afinal, ele não esperaria por mim, né?! rsrs. Fui até o balcão e falei prá uma mulher o que tinha me acontecido, e ela sabendo do atraso de Grenoble, perguntou de onde eu tinha vindo e quando eu disse ela me deu logo um novo bilhete, de um trem que sairia às 17h30 da tarde (Isso aconteceu às 11h20')... Ou seja, eu não passaria nem uma hora naquela cidade e agora passaria mais que 5.... putis! Tudo bem, se só podemos fazer isso, tá bom! Peguei o bilhete e saí pra andar na cidade e procurar um lugar prá avisar a Kiev o que tinha acontecido (Ele já estava na Itália há uns dias)...

Falando com ele, percebemos que a hora que eu chegaria em Milão era a mesma hora que o trem de lá saía... como eu faria então??? Putis, corri lá na mulher e falei um monteeeeeeee... porque afinal de contas eu cheguei antes do horário em Grenoble, a culpa tinha sido deles, e não minha.

Bom.... ela emitiu outro bilhete e me encaixou em outro trem em todos os lugares, acordando todos os horários, perfeito!

Como eu fui lá reclamar e eles sabiam que a culpa tinha mesmo sido deles, sabe o que aconteceu??? Ia passar o dia na cidade, mas ganhei um almoço gratuito, pago pela SNCF (empresa de trens) em um restaurante muito chique e caro, diga-se de passagem.

Comi mexilhões maravilhososssssssssssss lá... com coca. Tava uito boM!

Depois do almoço fui andar um pouco pela cidade prá conhecer, claro! Já estava ali mesmo... aproveitei!!! Mas a cidade é bem pequena e segundo um argelino que conheci lá, as coisas mais bonitas dela são mais afastadas dali do centro, mas eu não tinha muito tempo assim, preferi não arriscar! Fiquei por ali e vi as praças famosas do lugar, o museu (que eu não entrei pq a visita era pouco interessante - coisas de circo - e ainda pagava 5€... "Je suis desolée!", não fui!)

Fiquei perambulando e depois resolvi parar para estudar um pouco o livrinho de Italiano que tinha comprado... E vcs nem sabem... Aprendi a falar um monte de coisas: "l'acqua, si, no, va bene, é vero, prego, ciao, gratzie e scuzi"... ahahah. Já não morro de sede e ainda tenho bons modos... kkkkkkk.

Cansei de estudar, dormi e acordei na sala de espera e nadaaaaaa de chegar a hora. Depois de muitooo esperar, avisaram que o trem tinha o lugar marcado, apesar de não ter chegado... Fui prá o lugar certo e lá encontrei uma amiga dessa vez (Uma francesa). Esperamos um pouco e conversando o tempo passou que nem sentimos... o trem chegou! UFA! Vimos as marcações dos bilhetes e ficaríamos distantes, bem distantes... então tchau e boa viagem! Despedimo-nos e fomos para os respectivos vagões... masssssss... prá minha surpresa eu subi no vagão errado e por quê??? Porque a SNCF esqueceu de me avisar que por conta da confusão deles eu iria agora no vagão da primeira classe... Muito chique!

A diferença entre a primeira e a segunda classe são os espaços entre as poltronas, a da primeira deita um pouco (a matuta aqui demorou a descobrir isso, viu?! huauahauha), como as de avião, tem mesinha, são mais confortáveis e o isolamento acústico nos vagões são melhores, não se ouve NADA de fora, mas de dentro se ouve tudo muito bem! Um saco, porque veio uma família de Italianos (pai, mãe, um menino (de uns 5 anos) e uma menina (de uns 7 anos) que não paravam de falar. O menino era uma pesteeeeeee... até aprendi o nome dele: Lorenzzo! Aiiiiiiiiiiiiiiiii que vontade de mandar calarem a boca... Ixe! Foi a viagem inteiraaaaaaaa... e eu estava quase voltando prá segunda classe... acho q lá tava melhor. rsrs.

A viagem tava tranquila, mas eles não paravam de falar. Aquela melodia vocal meio chata, mas eu dizia prá mim mesma: vamos lá Líviany... é só o que você vai ouvir no final de semana... Aguenta firme!

Vocês já ouviram Italianos falarem??? Ahhhh... Um sacoooooo! Muit enjoado o sotaque, mas no final da viagem eu até já tinha habituado os ouvidos a ouvirem... rsrsrs.

Ah... Ainda no trem, continuei estudando um pouco de Italiano e aprendi uma coisa que só me serviria em caso de incêdio, ou sei lá... situações de perigo dentro do trem... já foi uma evolução, porque foi uma frase: "Rompere il vitro con l'aiuto del martello"... e também: "Uscita di secureza"... ahahah. Ainda bem que não precisei pôr em prática... rsrsrs.

Eu estudando e pensando... devagarinho, quem sabe eu não saio falando alguma coisinha?! ah ah ah...! Saí mesmo... falando Português, Francês e Espanhol, do mesmo jeito que entrei... Italiano... 'Necas'!

Ops... alguém disse "dormire" no trem... eu tb conheço isso! hauhaua.

Eita... Na porta do vagão que vinha dizia que era vagão silêncioso... e até seria, se essa família buscapé não estivesse lá... putis! Ô povo barulhento!

Chegamos à Modaine às 18h20... E nada de Lorenzzo calar a boca, nada de dormir... Minha cabeça já explodindo de dor... Pense!

Gente, não era só eu quem achava isso... Todosssssss do vagão sem excessão. As pessoas fizeram váriossssssssssss "psiu's".. rsrsrs, e nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de calmaria... Hurgggggggggg!

Continuei a viagem tentando abstrair os barulhos do vagão (a voz de Loló - Toda íntima - e de sua irmãziha chata).

Às 19h30 mais ou menos, as crianças fizeram alguns minutos de silêncio. Não, ninguém morreu! Eles estavam comendo mesmo (hora de jantar)... Ahhhhiiii como eu queria guloseimas pra entretê-los durante a viagem... ah se eu tivesse teria mesmo oferecido! Bom, mas os minutos de paz não foram muitos, eles comeram rápido demais... ahaha. Estavam implicando comigo, só podia ser! kkkkk - Alegria de pobre dura muito pouco mesmo! hauhaua

AMO crianças e quem me conhece sabe disso muito bem, mas o dia não começou lá muito bom, cansada, com fomr e dor de cabeça... sobrou prá Lorenzzo! Será q foi isso? Mas e se o trem inteiro reclamou? Humm... sei não, xapralá!

A fiscalização entrou no trem e pareciam que estavam lidando com marginais, achei um absurdo... o vagão com crianças (tudo bem que era melhor que elas não estivessem naquele vagão, mas estavam)... então, não deveria ter sido daquela maneira. Parecia um assalto... todos armados, entrando agressivamente, e ainda disseram que gentilmente mostrassemos os nossos passaportes e identidades... Eu hein!!!

O trem saiu parando, parando, parando.... parecia que não ia chegar nunca! Até cansei de apreciar paisagens... e olha que amooo isso, viu?! Poxa, mas tava cansada demais...! Ainda faltava muito chão, porque minha chegada estava prevista para a 00h16'. :o(

Depois de algúm tempo de viagem os fiscais vão passando e fazendo um furo nos bilhetes... e quando ela olhou o meu, viu que eu era da segunda classe e foi logo falando... vixe, quer matar de vergonha diga logo... eu em pedi prá estar ali, e ainda tenho que passar vergonha como se estivesse me aproveitando de alguma coisa?! Aí eu mostrei a ela o adesivo que tinham colocado no meu bilhete pronto, ela pediu milhões de desculpas.... Passou! Rummm!

Às 20h30 o trem parou novamente e a mulherzinha avisou que estávamos mais uma vez atrasados... que merda isso! 20 minutos de atraso. Chegaria lá às 21h20 e sairia um trem nesse mesmo horário prá Parma, mas agora de fato não deu mais prá pegar esse aí..., assim como o das 22 horas, tive que pegar o das 22h15', que agonia! kkkkkkk - Caso não tivesse sido esse, o último do dia sairia às 23 horas de Milão, rumo à Parma... mas ainda bem que consegui pegar o anterior.

Ouvi a menina perguntar se a próxima parada seria a deles... e me animei todaaaaaa... mas nada feito, eles foram comigo até o final da linha... rs.

Dormi e acordei milhões de vezes, e nada de chegar...

Chegamos lá às 22h03. VIVA! Andei todaaaaaaaaaaa a estação e nada de achar um balcão de informações. Essa estação era feia, nojenta, lotada e ainda tava em reforma, imaginem o buruçú que estava aquilo lá... :-S - Fui num balcão de troca de R$ e o carinha me disse onde eu teria que ir... fui! Chegando la o outro me mandou olhar nos televisores 11 e 20 os trens que eu procurava (qualquer um que fosse pra parma)... corri pro das 22h na esperança de ter ocorrido atraso, mas eu não tive a sorte... aliás, na viagem de ida inteira isso foi raro de acontecer... rsrsrsr. Peguei o das 22h15, como disse anteriorente.

Quando entrei no trem, minha gente, vcs não imaginam o nojo que era. Muito diferente dos outros todos que eu já tinha pego... ECA! Uns negócios estranhos... separados por cabines dentro dos vagões, com espaço prá 6 pessoas, 3 de um lado e 3 do outro (umas de frente prás outras)...

Continuei procurando uma vazia e sentei-me! Minha nossa, quem sentou-se na minha cabine? 3 Paquistaneses fedorentíssimosssssssssssssssssss! Vindos diretamente do Paquistão (mais de 20 horas de viagem)... Visualizaram a situação??? O ar estava verde, porque essas pessoas não têm muitos hábitos de higiene então... :-s

Eles começaram a consversar e eu fiquei ali quietinha... Depois de um tempo abri uma mesinha que tinha ao meu lado e encostei a cabeça prá coxilar... Vixe, os homens apagaram as luzes da cabine... Ai que medo! Só tinha uma luz azul no meio acesa... ai q horrível a sensação!

Passados alguns instantes, um deles levantou-se e foi procurar outro vagão, porque eles queriam sentar-se ao longo, nas 3 cadeiras e duas pessoas sobrariam nessa história (eu, que não ia deitar e algum dos 3)... Saíram 2 e um deles ficou lá comigo, e começou a conversar... Meio Italiano, meio Francês e com sotaque Paquistanês... Comecei a escrever no meu caderninho de bordo e ele foi dormir... \o/

Desse momento prá minha chegada foi rapidinho..., graças a Deusss!!!

Chegando na estação, Kiev estava lá e nós fomos andar um pouco pela cidade e comer uma boa massa com uma boa cerveja... :o) - Comemos uma pizza maravilhosaaaaaaaaaaaa. Tava tão cansada que mal comi, quis logo ir embora... Fomos e tivemos que ir andando pro hotel, porque à 1 hora da manhã não tinha mais ônibus nem táxi nas ruas... Andamos bastanteeee... mas chegamos!

No outro dia de manhã, alugamos uma bicicleta e fomos conhecer a cidade... Foi muito bommmmm!!! Eu amei! A cidade inteira anda de bicicleta, inclusive os idosos (foto à direita), eu fiquei abismada! Muito legal!!! Farei isso em todas as cidades que eu for, é muito prático! Conhecemos vários lugares, alguns não teríamos ido andando ou de ônibus... Mas fomos de bicy! :)
Almoçamos num restaurante muito legal... Comemos uma torta frita (como um pastel) com presunto à Parmegiana e um vinho típico de lá, o Malvasia... (Foto da esquerda). Bom demaissssssssssss!!!

Depois disso fomos descansar um pouco e à noite voltamos para o centro da cidade prá jantar... Eu comi uma lasanha à Bolonhesa deliciosa e Kiev uma massa com recheio de ervas e queijos... gostosa demais também! O vinho??? Ah, dessa vez foi um Lambrusco, hummm...! (Foto da direita).

No outro dia de manhã nós fomos ainda dar uma voltinha, mas nem demoramos, a cidade ainda estava quase toda fechada (domingo)... e às 13h37 tínhamos que pegar o trem de volta, então... Nem deu prá fazer muitas coisas... só mais algumas fotinhos... rsrsr

Gostei muito dos lugares que vimos, apesar de que a Cidade não é grande, não tem lá tantasss coisas prá se ver... mas foi muito bom enquanto durou!

Agora é preparar prá voltar às aulas e meter a cara nos livros, porque a moleza acaba dia 16... :o(

=***********

*Dicas de lugares prá se conhecer em Parma, muitassss...! Qualquer coisa é só pedir!

Um comentário:

Viviane Cavalcanti disse...

Vixe, imenso, mas li inteiro. Adorei o roteiro. Quero repetir quando formos vistá-los! :o)