segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O quinto sabor da língua...

Você já ouviu falar sobre o quinto sabor gustativo???

Eu sincramente descobri há pouquíssimo tempo que ele existe, porque terei uma provinha prática sobre ele... Testaremos todas as substâncias e verificaremos onde cada uma dela realmente pode ser detectada na língua...

Conheço/reconheço desde pequenina os sabores doce, o salgado, o azedo e o amaro, mas existe um sabor que na verdade eu gosto muito, mas nem sonhava que existia um nome específico para ele: o sabor UMAMI..., sabor de certos aminoácidos, como o glutamato monossódico, por exemplo.

Podemos comparar esse novo sabor ao do Aji-no-moto... Pois ehhh!!! Aquele que a gente coloca prá realçar o sabor dos alimentos. É muitooo encontrado em comidas chinesas e japonesas, assim como no molhinho de soja que eu adorooo, e em muitos outros alimentos...

Prá saber do sabor que eu estou falando, é só colocar um pouquinho do Aji-no-moto puro na língua... :oP

Esse sabor foi identificado há 100 anos por um Japonês, mas não faz muito tempo que nós o acrescentamos à nossa lista de sabores. Inclusive ainda é bemmm difícil de encontrar uma figurinha da língua com todos os sabores 5 e suas resectivas regiões...


Eh verdadeeeeee!!! Em nossa língua temos regiões receptoras específicas para cada um dos tipos de sabor, e não é diferente para o UMAMI..., mas onde ele é receptado??? Algumas coisas que li dizem que é no centro da língua, mas foi tão pouco que sinceramnte, prefiro continuar pesquisando... ou esperar dia da minha experiência prá dar informações mais exatas... Prometo que vou me empenhar em pesquisar sobre isso! Hoje fica a informação... Existe um quinto sabor!!! Será que nos livros dos nossos filhos ele estará???


*Achei a figura que foi modificada e traduzida por mim, bem aqui!!!

Nenhum comentário: