domingo, 9 de novembro de 2008

Girando em torno de Grenoble I


Demorei "um pouco", mas não foi por mal... dormi, apaguei!!! E hoje, fui fazer milhões de coisas, mas já estou aqui com a primeira notícia do "Girando em torno de Grenoble"...

Em rodas livres é o nome da nossa primeira publicação.

Pra quem não sabe, apesar de tantas montanhas Grenoble é a Cidade mais plana da Europa (eu não sabia!), e nos ciclistas temos mesmo que aproveitar!

A ciclovia da cidade tem 260 Km e a bicicleta é o modo de locomoção privilegiado pelos cidadãos, todos deveriam ter uma!

Pra quem não faz questão de ter bicicletas novas, pode comprar a partir de 10€ (Se você monta) ou a partir 20€ (Se quiser montada). Onde encontrar??? Existem 2 associações na Cidade, uma se chama "P'tit vélo dans la tête" e a outra "Répérages". Lá eles vendem as bicicletas e também dispõem de um atelier, onde temos acesso a todos os tipos de peças, que também são usadas, mas em perfeito estado de funcionamento.

Para ter acesso às peças é simples, basta se associar! E você ainda tem àquela mãozinha, que te ajuda quando você mais precisa... Existes pessoas que separam as peças, te ajudam a achar as que você quer e até a colocá-las no lugar.

O custo disso é uma taxa simbolica de 13€ anualmente no "P'tit vélo dans la tête". Aqui em casa nos somos associados nessa, por isso sei o valor, que não consta GreNews, jornal fonte da reportagem.

E se você não quiser ter uma bicicleta, por estar de passagem pela Cidade ou por qualquer outro motivo, o aluguel pode ser a solução...

Existe duas empresas especializadas nisso, a primeira é a "Métro", que tem dois pontos de locação, um na "Gare" (Estação) e outro no Campos Universitario. As bicicletas são todas amarelas, bem novinhas e o valor.... 2€ metade do dia ou 85€ por ano. Sinceramente, eu voto no "P'tit vélo dans la tête"... é a opção mais viável, eu acho!

A segunda empresa é a "Maison du vélo" (Casa da bicicleta), que propõe os mesmos serviços, mas ainda de acordo com o jornal, num valor mais elevado.

Achei a matéria interessante, especialmente porque agora eu sou uma das que aproveita que a vila é plana (além de estruturada) e sai por ai pedalando... \o/

Nenhum comentário: