quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Você sabe o que é o "Chandeleur"?



Eu não sabia que isso existia... Hoje, conversando com uma amiga, ela disse que queria acabar logo o trabalho que estavámos fazendo pra correr numa loja perto da faculdade e comprar uma crepeira..., pra usar no dia do "chandeleur" (what??? Comment??? O quê???). Ela me explicou e eu fui atras pra saber do que se tratava realmente pra trazer pra cá... :o) - E ainda avisei a ela que postaria isso aqui e como sei que ela sempre tanta ler o meu blog, bisou Aurélie... je parle exactement des crêpes!!! :o)

Mas chega de enrolação! O que é isso???

A palavra vem do Latim e quer dizer "festa candelarum", festa do camdelabro?! o.O

Dia 02 de fevereiro (40 dias depois do Natal) é comemorada essa festa aqui na França, mas por quê? De onde vem?

é uma festa vinda das tradições dos Romanos e dos Celtas, uma festa religiosa que celebra a apresentação de Jesus no Templo e a Purificação da Virgem.

Hoje ela foi associada ao dia dos crepes e até hoje é comemorada por aqui..., mas eu não sabia até conhecer a minha amiga que sabe tudo de tradições e como sempre, faz questão de me manter informada... Obrigada à ela por milhões de coisas! :o)

Comer crepes nesse dia traz coisas muito boas, muita luz!!! Aproveitemos para nos esbaldarrrrrrrr nos crepes!!!

Uma coisinha que faz parte da tradição: fazer o crepe soltar e saltar sempre com a mão DIREITA, tendo uma moedinha na mão esquerda pra que se tenha prosperidade durante todoooo o ano.

Diz-se que o primeiro crepe confeccionado deve ser enviado com harmonia, para que se tenha colheitas abundantes... Não esquecer o bom humor, a paz de espírito na hora de prepará-los, hein?!

Voilà uma receitinha de crepes...

Ingredientes:

250g de farinha de trigo
4 ovos
1/2 litro de leite
1 colher (sopa) de açúcar (com sabor/odor de baunilha de preferência, se não tiver, umas gotinhas de baunilha substituem)
1 pitada de sal
50 gramas de margarina
1 colher de sopa de rum


Modo de preparo:

De preferência, fazer a massa algumas horas antes de prepará-los.
Numa saladeira, colocar a farinha, os ovos, o açúcar, o sal e o leite, misturando tudo com um batedor de ovos (aquele que parece com os dentes da batedeira de bolos).

*A massa deve ficar sem bolinhas, tá?!

Acrescentar a margarina fundida e a colher de sopa de rum.

Deixar repousar...

Na hora de fritar:

Na crepeira ou até assadeira mesmo (que deve estar bemmmmmm quente!), colocar um pouco de margarina, só pra não colar. Colocar um pouco da pasta, espalhar e deixar no fogo po aproximadamente 3 minutos. Prontinho!!! Colocar o recheio e comer-comer!!!

Alguns conselhos de chefe! :oP

O primeiro crepe é exatamente o teste da massa...

- Se ele ficou seco, acrescentar um pouco de margarina ou leite;
- Se ele se quebra com facilidade, se desfaz, colocar um pouco mais de farinha, com muito cuidadooooo pra não ficar empelotado. Pegar um pouco da massa, fazer isso e misturar ao resto.

Conselho de bebida pra acompanhar???

Que tal uma Cidra Seca??? Hummmmmmmmmm - Receita até convidativa, né?! \o/

Bom apetite pra vocês no dia 02/01... Com certeza eu farei os crepes e terei muitaaaaaa prosperidade, luz e quem sabe num vem de quebra mais e mais amor, menos saudades, tudo perfeito?!... Uêbaaaaaaa!!! Vamos tentandooooo!!!

Bju grandeeeeeee nocês!

2 comentários:

Viviane Cavalcanti disse...

Ai amigaaaaaaaaaaaaaaaa,
já quero para ontem um crepe :o)
Faz e manda para mim!!!

Beijos, saudades de tu demais!!

Rossana Fernandes disse...

je parle exactement des crêpes!!! :o)
Isso quer dizer: eu falei exatamente dos crepes?
Ai, ai. Meu francês é demais... cof cof cof...rsss