sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta-feira 13

Alguém ai se deu conta que hoje é sexta-feira 13???

Pois ehhhh!!! Parei pra olhar o calendário e percebi...

Vocês sabem por que existe esse dia???

A origem da sexta-feira 13

São três as explicações mais conhecidas,
mas a mais forte delas tem sua raiz na crença católica

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.


O número 13

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos prim itivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

[Achei aqui, copiei e colei!]

*Vocês têm alguma historinha de sexta 13 prá contar???

Eu tenho!!! Qdo era pequena brincávamos muito disso... Um "monstro" correr atrás e ... enfim, prá mim aquilo sempre foi bricar de pega-pegou/pega-pega/pega em um dia que não era um dia qualquer, era uma sexta 13!

Tinha ido pra casa dos meus avós, dia de sexta era dia de ir pra lá... E com o povo da rua fomos brincar num lugar onde havia muitasssssss casas em construção... O "pega/monstro/Freddy Krueger" tava atrás de mim e eu corriaaaaaaaaaaaaaaa por cima das construções.

Era assim... realizem ai: sabe que a gente tem que fazer a base de uma casa, né?! Cavar buracos, fazer paredes de baixooo pra poder subir sem que a casa caia. Pois eh, eles tinham parado a construção dessa base, tinha mais ou menos meio metro do chão, ou um pouco mais.... era margo, dava bem pra correr. Só que.... A cada alguns metros (não lembro quantos), tinha uns rolos de arame farpado. No trecho onde eu estava tinha um e em seguida outro...

As pernas pequenas, com muita dificuldade eu pulei o primeiro... No segundo eu fiquei! DE 4, como gato! Em cima do arame, do rolo de arame. Cicatrizes nos joelhos, sim eu tenho até hoje!!! Na hora eu não senti NADA, porque tava correndo. Na verdade eu so senti quando descobriram pra mim. Minha mãe saiu pra me chamar na rua e eu estava o próprio Fressy... huahuha - Sangue escorria pelas 2 pernas, muitooooooooo sangue... Ai foi que eu senti... mas NÃO fui levar pontos de jeito nenhum! Não quis, não quis e não quis!!!

Conta ai a tua historinha, vaiiiiii?!

*Ahhh... Posso contar que a minha já começou mal?! Perdi uma cachorrinha que eu amava e já imaginava e tinha inclusive perguntado, mas todos me diziam que ela tava bem. Hoje, meu pai contando uma história, peguei ele mentindo prá mim. Seriam 4 cachorros, ele contou a história com 3, logo... um não estaria mais entre nós... Perguntei e ele ficou enrolando, mentiu, mas depois contou... Acho que ODEIO a sexta-feira 13!!!

Beijo grande procês e uma ótima sexta! Que de 13 ela não tenha NADA pra vocês!

=***

Um comentário:

Rossana Fernandes disse...

Eu to nem ai pra sexta feira 13..rss
Quando era mais nova, adora festas temáticas, a fantasia. Hoje parei de me importar com essa data.
Ó,quanto ao frete que vc me perguntou, deve dar no máximo uns 15 reais. Se der mais que isso, eu cubro.
Bjussssss