quinta-feira, 9 de abril de 2009

Girando em torno de Grenoble IX


Atenção alérgicos que habitam na França,
aumentem seus estoques de medicamentos!


Segundo o Grenoble et Moi (jornalzinho gratuito distribuído pela cidade) dessa semana, o pólen está de volta! De acordo com as previsões da Rede nacional de vigilância aerobiológica (RNSA), o pólen deverá começar a incomodar os alérgicos a partir do dia 1° de abril. O retorno do tempo bom, na semana passada, já provocou uma liberação massiva de pólen na atmosfera. Resultado: o risco de alerta "polínico" esta em alta na maioria das regiões francesas.

*Segundo a vigilância sanit
ária francesa, aproximadamente 10 à 15% da população estimada, é sensível ao pólen. Duas vezes mais que há 10 anos. Para saber mais sobre os efeitos causados pelo pólen, clicar aqui, aqui, aqui ou aqui!

----------------------------------------

Como tenho corrido bastante por aqui, tenho deixado alguns posts que penso em fazer pela metade. Esse foi um deles.

Hoje me lembrei dele, porque não imaginava (quando comecei a escrevê-lo) que seria vitima dos maleficios do pólem e da poliução daqui de Grenoble-FR (apesar de ainda não ter confirmado causas, foi hipótese da médica).

Tive varias crises de asma depois que cheguei aqui, mas a ultima delas (antes de ontem) me fez conhecer o serviço hospitalar francês de pertinho.

Subi montanha, peguei chuva e achei que todos os sintomas que eu senti depois não passavam de uma gripe... Masssssssss de antes de ontem prá ontem passei MUITO mal! Vocês não têm noçãooooo do que eu passei! Foi terrivelllll!!!

A noite inteira sentada, sem poder deitar. Parecia ter muita agua nos pulmões... Uma falta de ar, minha nossa! Sabe pedir logo pra morrer?! Deu vontade! Ô sensação ruim, viu?!

Depois de um tempo, não deu mais... Chamei o marido e disse: tô indo pra urgência!

Chegando lá... A funcionária disse: vou ver se atendemos esse problema aqui... Mas na porta estava mesmo escrito U-R-G-Ê-N-C-I-A-! Não me enganei! A mulher so podia estar brincando, né?! Eu verde de não comer (ou colocar prá fora tudo o que comia, por conta de uma tosse infernal), cheguei la aos trancos e barrancos (vomitei pela rua, vontade de desmaiar...), prá ouvir isso? A mulher desdenhando da minha falta de ar?! Putis!

Depois de muitoooooooooo tempo de espera, me veio uma enfermeira e disse: me conte um pouco do problema... E eu disse quando começou, onde sentia dores, que não estava comendo..... etc, etc, etc.

Depois de mais muitoooooo tempo, a moça da recepção fez minha ficha e só depois de mais muitooooooooooo tempo, fui atendida.

Quando entrei na sala, a enfermeira me olhou e disse: "por isso que os hospitais franceses estão como estão. Urgências são para acidentes". Ou seja, estavam sim, fazendo pouco da minha falta de ar.

Quando viram que o negócio era mesmo sério... Nuss! Correram prá todosssss os lados com váriossssss aparelhos, varios exames (eletrocárdio, radiografia, exames de sangue de vários tipos, exame de sopro, ressonância..., etc, etc, etc.). Tive suspeita e risco de embolia... Graças a Deus não ocorreu, so tenho a bronquite detectada mesmo, mas vocês têm noção do descaso? Eu ali, dizendo que tava com muitas dores e as pessoas demorarem tanto pra me atender?!

Resumo da ópera: fiquei internada! E não teria saido hoje ainda se não tivesse imploradoooo para me liberarem. Porque além de caro, ficar em hospital ninguém merece, né?! Putis!

Sai, mas com recomendações serissimas ao meu pneumologista (sim! terei de ser acompanhada por um!!!). Minha médica do hospital mesmo fez o favor de marcar e escrever uma carta quilométrica para ele. Sem contar nos milhões de remédios que passou... Aff!!!

Segundo a médica, o pulmão tava fechadinhooooo, fechadinho. E de acordo com uma maquininha de sopro que eles usam la, o meu sopro inicial era 0.85 aproximadamente, mas o normal.... eu tava longeeeeeeeeeeeeee... 300, no minimo! Foi mesmo horrivel!!!

Agora tô em casa de molho, com atestado até a próxima semana, que eu não vou cumprir porque não estou assim tãooo mal (não agora!) e porque meu trabalho não é pesado..., e pronto... Irei ao médico semana que vem prá ver as reais causas disso...

O que tem haver com o pólem?! Pois eh! A primavera chegou por aqui. Muitas flores, muito pólem por todos os lados... Essa foi uma das coisas que a médica falou que poderia ser, mas prá descobrir mesmo, só semana que vem.

No final das contas, a médica me disse: faça o tratamento que lhe passei, e numa crise... se nada der certo, corra prá cá. E eu disse: mas prá cá? Como se me disseram que aqui as urgências são para acidentes? Ela respondeu que averiguaria o caso, mas que se me dissessem isso novamente, eu pedisse pra falar com um médico por favor. Agora já seiii... Papo de gente GRANDE! :o)

Bom... Voilà...

Um grande beijo nocês!

Tô com saudades, mas a rotina vai ficar quase na mesma depois dessas novas aqui...

Bom finam de semanaaaaaaaaaaa... e esse, recheadooo de chocolate! ;o)

Nenhum comentário: