terça-feira, 26 de maio de 2009

Estrias...

Elas aparecem não só na gravidez, mas também em pessoas que tem tendência, em pessoas que perdem e ganham peso constante e rapidamente, ou que simplesmente passaram muitos anos bemmm acima do seu peso (pele esticada) e ai emagrecem.

O que são na verdade as estrias?

Nada mais, nada menos do que a ruptura de camadas profundas da pele, camadas essas que contém fibras chamadas colagenas e elásticas. Essas, dão 'suporte' à nossa pele, assegurando a elasticidade e a resistência dela aos estiramentos, mas apesar de contarmos com esse grau de elasticidade, se a pele for submetida a um grau de extansão superior aos limites (normalmente esse estiramento é rápido e brutal), voilà o aparecimento delas!

Quando as taxas de cortisol sanguíneo e cutâneo estão presentes em grande quantidade, que é o caso da gravidez e da adolescência por exemplo, elas também podem aparecer! Talvez isso também explique o fato de pessoas magras também apresentarem estrias..., né?! :o)

O que fazer para evitar? Segundo andei lendo, não tem como... Será? Alguém sabe alguma coisa??? Alguns lugares dizem que hidratar a pele ajuda... mas que ainda não foi comprovada a eficácia dos cremes próprios para elas. Vamos ver, eu vou testar já que comprei!

Ah! Lembrei de uma coisa... Falando com mainha ontem ela me deu a dica de passar óleo de amêndoas morno na barriga e nas mamas (sem passar na aréola) todos os dias antes de dormir. Interessante é que mesmo depois de 3 gravidez minha mãe não tem nenhuma estria nesses locais, tem aquelas normais (que eu acho que a maioria de nós temos) na lateral do bumbum, sabe?! E bem pouquinhas... Vou tentar também! Rsrsrs...

Comprei esse creme aqui e como diz a , usa ou chuta que é macumba! Vou testar e digo os resultados depois de quatro semaninhas a vocês!

2 comentários:

Rossana Fernandes disse...

Aêeeeeeee
Usa ou chuta que é macumba...rss
Tenho que voltar com essa "coluna"..rsss

Bjus

Viviane Cavalcanti disse...

Use direitinho viu?