sexta-feira, 15 de maio de 2009

Você sabia que o surdo não é necessariamente mudo? Pois eh! Pensava-se assim e alguns pensam até hoje. Uma pessoa que tem problemas auditivos não necessariamente tem problemas vocais. Isso quer dizer que chamar alguém de SURDO-MUDO é ERRADO! ;)

Sempre foram tantos e tantos mitos a respeito deles. Vocês sabiam que antigamente eles eram considrados seres castigados pelos deuses?! E que eles não tinham direitos legais porque não sabiam falar? Que precisavam de tutores, porque eram considerados "incapazes"? E que até a Igreja Caólica não os considerava imortais porque eles não sabiam dizer os sacramentos? E ainda que essas pessoas não poderiam fazer testamentos e nem receber heranças?

E o que mudou???

Surdos são considerados pessoas mais "normais" (Para mim, nada de anormal neles, eles so não ouvem), podem trabalhar, estudar (Apesar de ainda ser tudo muito novo e meio "obrigatório"). Os direitos aumentaram!!! \o/

O que precisa mudar?

Muitasssss coisas, muitas mesmo! Essa coisa de inserção social deveria ser hábito. Não deveríamos precisar "mendigar" boas ações. Os necessitados especiais (não importando a necessidade) deveriam ter o DIREITO de se inserir na sociedade que fazem parte (em todos os sentidos, a sociedade como um todo deveria dar mais suporte a eles, fazendo com que as diferenças fossem menores...).

Espero um dia ver (e fazer) isso acontecer, eu espero!

Um comentário:

Crys disse...

Oii linda ! não esquece de pegar o presentinho no meu blog :D

Olha, eu não conheço ngm surdo, nem mudo . Mas nunca pensei que eles não pudessem falar, até pq a pessoa não necessariamente nasce surda né ?

Beijos Lindona, e bom fds