terça-feira, 30 de junho de 2009

Orientação alimentar para gestantes...

Hoje uma amiga minha me mandou algumas orientações para a alimentação de gestantes... A mãe dela é nutricionista e ai, ela deu uma forcinha pra eu não engordar tanto durante a minha gravidez.

Como não é uma dieta, resolvi postar aqui, pode ser que ajude alguma outra gestante que por ventura passe por aqui, né?! :o)

Claudinha, muito obrigada por tudooooooo!!! Por tudinho mesmo!!!

Vamos às orientações...

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS:


  • Sal, margarina e manteiga com sal.
  • Refrigerantes, chocolate, doces e bolos.
  • Temperos prontos (caldo de carne em tablete).
  • Carnes salgadas (Bacalhau, Charque) e defumadas, toucinho, lingüiça, salame, mortadela e salsicha.
  • Queijos salgados, gorduras e frituras (pastel, coxinha, etc).
  • Coco e preparações com coco.
  • Manteiga, queijo de manteiga, queijo do reino.
  • Bebidas alcoólicas.


ALIMENTOS QUE PODEM SE CONSUMIDOS:


  • Carnes magras de galinha, boi, peixe, bode.
  • Queijo de coalho sem sal, margarina sem sal.
  • Leite sem gordura, desnatado.
  • Doces caseiros, bolo caseiro.
  • Frutas – Todas.
  • Ovos – 1 unid por dia, cozido, frito ou mexido (3 vezes por semana).
  • Arroz, aveia, arrozina, flocão de arroz (p/ cuscuz), maisena, cremogema.
  • Verduras e legumes – Todos.
  • Inhame, cará, macaxeira, batata doce, banana comprida, banana pão, tapioca sem coco.
  • Alho, limão, folha de louro, manjericão, orégano, hortelã, salsa, alecrim, vinagre para temperar.


OBS: Feijão + arroz ou macarrão – Todos os dias.

Frutas – 3 a 5 vezes ao dia.

Leite – 3 vezes ao dia

Ovo ou queijo – Todos os dias.

Verduras e legumes – 2 vezes ao dia.




Um beijo bem grande pra vcs! Espero que ajude a mais alguém...

*Crau, depois me manda o nome da tua mami pra eu postar aqui, ta?! =)

2 comentários:

Anônimo disse...

O nome de mainha é Maria Tereza. Tem q ser completo é? Então lá vai... Maria Tereza de Aquino Sousa.
E deixa disso de agradecer muié. É de coração sempre... tudo!
Saiba q tem uma amiga aqui q torce sempre por você aí, ou em qualquer lugar do mundinho... e para o seu baby tb.
Xêroooooo!!!!!!
Claudinha

meus instantes e momentos disse...

vim conhecer teu blog.
Gostei daqui.
Maurizio