sábado, 12 de dezembro de 2009

Visita à sage-femme...

Como tinha falado por aqui, temos semanalmente uma consulta na sage-femme. No dia 19/11 fomos à primeira consulta pratica... e foi MARAVILHOSA!!!

Ela explicou tudinho sobre o que fazer quando a bolsa estourar, cor do liquido, falou sobre o mecônio, sobre o nascimento pré e pos termo, fizemos exercicios muito legais e relaxantes com aquelas grandes bolas que se usa normalmente na fisioterapia e no final, um verdadeiro relaxamento. Foi muito BOM!

Vou tentar passar mais ou menos o que foi dito aqui, porque se alguém que mora na França não sabe como se passa isso precisar... acha, né?!


O que fazer quando a bolsa estourar?

Não demorar muito a ir ao hospital onde esta previsto o parto. Nada de banhos, so uma ducha rapida e vamos la! Não se estressar, porque isso é uma coisa natural, é um momento muito importante, e que também deve ser muito curtido, ainda que sintamos dor.

O que sentimos?

Muitas vezes não sentimos nada, so vemos o liquido escorrer enquantidade "anormal".


Qual a cor do liquido aminiotico?

Na verdade não tem cor..., é como uma agua que escorre e a quantidade pode variar... Pode começar de pouquinho, mas num dado momento chega a ser anormal... e ai é hora de "correr" para o hospital. :o)

O que é o mecônio e o que acontece se o nosso bebê o expulsa antes do tempo?

Ele é um "liquido" viscoso, de aparência colante (como na fotinho horrivel aqui presente... rs), normalmente inodoro... é "fruto" da ingestão de liquido aminiotico durante a gestação. Geralmente é expulso em até 24 horas depois do nascimento, mas de maneira reflexa, pode acontecer antes também... De maneira geral, a expulsão dele é tida como bom reflexo de integridade anatômica do trato digestivo. Logo, não temos motivos importantes para nos preocupar, mesmo que o bebê expulse-o ainda dentro da barria da mãe, colorindo o liquido aminiotico... ;o)


E se no dia previsto para o nascimento normal o bebê não deu sinal de chegada, o que fazemos?

Neste caso trata-se de um bebê pos-termo, medicalmente falando (aqui na França e no Brasil també).

Primeiro telefonaremos para o hospital e segundo a "sage-femme", eles nos dirão o que fazer, mas muito provavelmente teremos que comparecer (ou a sage-femme que nos acompanha se ocupara disso...) para aferir pressão, levar um "toquinho", e fazermos mais alguns exames necessarios para a verificação do nosso bom estado de saude e do nosso bebê também, claro!

O tempo de espera é de no maximo 1 semana (espera-se até o final da 41ª semana). Se nesse tempo, nada de bebê... remédio pra forçar as contrações. Algumas horinhas depois... A linda carinha do seu bb! =)


Como são as contrações e o que devemos fazer quando começarmos a senti-las?

Elas são como pulsações involuntarias do nosso corpo (do utero, mais propriamente falando)... Primeiramente sentiremos leves contrações durante a gravidez, acho que eu comecei a sentir a partir do 6º mes (se não estou enganada...). São como leves batimentos cardiacos... E até incomodam um pouco (não de dor, mas de ficar sentindo os batimentos mesmo)...

Dizem que essas contrações são BEMMM diferentes das que temos quando entramos em trabalho de parto... Nessas ultimas sentiremos dores sim! Elas são bem mais intensas... Depois conto pra vocês como foram as minhas, ok?! rs

Essas contrações do trabalho de parto são: normalmente dolorosas (nem sempre contrações dolorosas significam que estamos entrando em trabalho de parto), intensas, regulares (mais ou menos de 5 em 5 minutos e inicialmente duram de 30 a 60 segundos), com ou sem a perda d'agua.

Aqui na França, em caso de dores que se assemelhem a isso que eu tentei descrever acima, devemos procurar imediatamente o hospital... E se estivermos mesmo em trabalho de parto, sem duvidas ficaremos no hospital, claro! Caso os sinais sejam falsos (chamado falso trabalho de parto), pode ser que queiram ainda nos manter em observação... O importante é não perder muito tempo, mas também não se desesperar.


Você sabia que mesmo depois do parto sentimos contrações?!

Isso mesmo! O bebê nasceu, mas aproximadamente 20 minutos depois as contrações estão de volta. Elas permitem o descolamento e expulsão da placenta, assim como ajuda no fechamento dos vasos sanguineos do utero, com o objetivo de evitar hemorragias... A gente não para pra pensar nessas coisas, na perfeição de todo esse processo, mas é tudo muito perfeito, né?! Ele pensou em tudinho!!! =)

3 ou 4 dias depois sentimos a diminuição do sangramento, mas as contrações ainda estão presentes, ajudando na volta do utero ao seu tamanho normal, mas nas 48 horas que seguem depois do parto elas ainda estão fortemente presentes (= doem).

Como ja faz tempooooooo que estou tentando terminar esse post e não consigo, vou dividir em partes, ta?! =)

Um beijo grande de nos duas nocês!!!


Nenhum comentário: