sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Paralisia Facial (PF)

Hoje vim falar de uma coisa que me perturbou o juizo desde ontem, a paralisia facial.

Ontem soube que um dos meus colegas de trabalho teve uma paralisia facial... Assim, do nada... Bem, do nada não... eu explico!

Onde eu moro faz muitooooooooooo frio! E ele ia e vinha pra la e pra ca de bicicleta (vento muito frio no rosto o tempo todo). E normalmente entramos em ambientes aquecidos (lojas, casas, supermercados, etc). Essa mudança brusca de temperaturas não é muito boa... mas nem todo mundo acredita!

Vou tentar falar um pouco sobre o que aprendi na faculdade a respeito de paralisia facial... uma explicação rapidinha e sem muitos detalhes, porque isso... so com Roberto Carlos! :o) - Falando sério, detalhes serão dados pelo médico que devera ser consultado!

Na verdade existem dois tipos de paralisia facial. Uma que é causada por um Acidente Vascular Cerebral (o famoso AVC) e outra que é causada por lesões fora do cérebro (que é a periférica).

Mas, e pra saber qual o tipo, como fazemos?

Sinceramente, a nivel de informação... consultar blogs e opiniões online podem até servir, mas o diagnostico de um problemas como esse, o ideal é a consulta médica, claro! Mas vamos la... normalmente as paralisias causadas por um AVC (paralisias centrais) a face não fica totalmente paralisada (o fechamento de olho* não é comprometido, por exemplo). No caso de uma paralisia por causas outras que não cerebrais (falaremos sobre isso mais à frente), o normal é um lado inteiro paralisar total (comprometimento do fechamento dos olhos*, movimento de testa e boca).

Eis o que a imagem acima nos mostra: Na periférica, o senhorzinho com seu lado esquerdo paralisado: boca arqueada, sobrancelha abaixo da linha normal, diminuição da quantidade de sulcos na testa ou desaparecimento deles, assim como os da boca, uma 'bolsa' abaixo do olho esquerdo, que é formada pela falta de força do musculo. Na central, a senhorinha com a parte (que chamamos de quadrante) inferior esquerdo sem expressão, sem sulco (unico prejuizo).


Como eu disse antes, so o médico podera dizer o tipo de paralisia facial, ok?! Muito importante consultar-se!!! E se você tem esse problema, corre... porque quanto mais rapido for o começo do tratamento, mais rapida é a recuperação! Não deixar os musculos relaxarem é muito importante!

Quais as possiveis causas de uma paralisia facial?

Existem muitas, e entre essas vou falar de 3:

1 - A mais comum é a paralisia de "Bell" (médico descritor). Essa paralisia pode estar relacionada ao frio, conhecida também como "friogore", a etiologia ainda é meio controversa e talvez possa até ter relação com uma 'herpes simples'. Na verdade o que ocorre é como se o nervo facial sofresse um choque termico e tivesse inchado (falando a grosso modo). E precisa de medicamentos pra desinchar, bem como de massagens (ou manipulações como chamamos no meio médical-fonoaudiologico-fisioterapêutico).

2 - Fora essa causa, outra que também é frequente é a infecção auditiva.

3 - Uma terceira causa são os traumas. Que ocorrem por pancadas, batidas de carro, etc. Nesse caso, pode ocorrer so o edema no nervo ou uma lesão no mesmo.

O prognostico de uma PF é variavel... E nem o médico pode dizer exatamente, nem o fono e nem o fisio. Isso depende muito do que causou, o grau da PF, assim como dos tratamentos ministrados e das respostas do corpo também (cada paciente reage de uma maneira, mesmo se a causa e o grau forem os mesmos).

O mais importante é procurar o médico o mais rapido possivel para a ministração de um tratamento medicamentoso, um fonoaudiologo e/ou um fisioterapeuta.

Quanto mais tempo o musculo ficar sem suas atividades normais, mais dificil (leia-se longa) sera a volta ao "normal" e a ausência de sequelas.

Procure um médico e um fonoaudiologo ou fisioterapeuta o mais rapido que puder!

*Muita atenção com os olhos! Com o comprometimento do musculo, o fechamento é prejudicado também. Com isso, a lubrificação ocular acaba se perdendo, isso ocorre no nosso piscar de olhos. Deve-se utilizar um colirio e uma pomadinha especificas para isso, e é o médico quem deve prescrever, mas caso ele esqueça, lembre-se você, isso é muito importante para evitar uma ulceração da cornea e a cegueira.

Bem, era isso! Espero que quem mora em lugares tão frios quanto eu se cuidem, ja que podem evitar, né?! As outras causas são mais inevitaveis do que esta. Cuidem-se e agasalhem-se bem... atenção às trocas bruscas de temperatura!

Beijo grande
Imagem daqui!

Nenhum comentário: