terça-feira, 29 de março de 2011

Uma dor e a eterna saudade!

Como venho dizendo por aqui ha tempos... as coisas não andam muito boas para mim.

Hoje eu vim falar aqui sobre uma das pessoas mais importantes da minha vida. Uma pessoa que se foi no dia 27/03, e que vai deixar muitas saudades para sempre, a minha avo.

Tudo muito de repente, sem direito à despedidas, sem abraço, sem nem ouvir a voz... sem estar por perto, mas com muita dor. A dor e o arrependimento de ter estado longe por tanto tempo... de não ter aproveitado mais, porque pra mim, é isso o que mais importa na vida... aproveitarmos as pessoas que amamos, porque um dia "tudo acaba".

Mesmo que eu seja uma crente em Allan Kardec (kardecista), as saudades que sentimos até o reencontro é muito grande e dolorosa, as perdas são sempre muito dolorosas.

O que eu senti quando soube que a minha avo estava no hospital foi tão estranho... parecia que o mundo ia dessabar. Ela se cuidava sempre, fazia check-ups, e nunca tinha sido hospitalizada antes... pelo menos não que eu lembre. De repente, ligo pra casa e minha mãe disse que as coisas não estavamos como nos queriamos... e no lugar da "alta hospitalar" que nos achavamos que ela teria, foi levada para a UTI, de onde não saiu por conta de uma parada cardiaca.

Eu acordei por volta das 3h30 da manhã (horario do Brasil), e ela faleceu às 4. Acordei inquieta e doida pra ligar pro hospital, mas pensei: não vou ligar porque não sei se podemos ligar a essa hora. Vou deixar para ligar às 6. Foi o que eu fiz e a enfermeira so disse que os médicos estavam esperando a familia. Desabei no choro!

Sim... eu ja sabia que ela tinha partido pelo tom de voz da pessoa do outro lado e pela ligação que sempre tive com ela... era muito forte, um amor sem medidas.

Mesmo de longe, eu sabia "exatamente" tudo o que acontecia por la... estavamos sempre "perto".

Senti uma dor tão grande no peito, me tremi toda... respirei fundo e so chorei.

Não pude estar ao lado dela, não pude me despedir, não pude e não posso estar ao lado dos meus numa hora como essas.

E me digam, como eu poderia ficar bem?

So peço a Deus todos os dias, e todas as vezes que lembro dela (quase todas, senão eu ia viver orando) pra que ela esteja bem onde estiver. Que os que ficaram sejam confortados (mesmo sem saber como se consegue estar confortado numa situação de perda como estas).

Todos os meus planos a incluiam... Passear, viajar, caranguejadas, praias... Marina e ela. Viver as 4 gerações juntinhas... ela, minha mãe, eu e Marina.

Mas isso teve um fim... não desejado e muito antes do que o esperado.

Pedi tanto pra ela me esperar voltar... Andavamos mesmo planejando muitas coisas... e agora eu nem sei como vai ficar tudo. E alias, eu até sei, muito sem graça, sem cor e sem vida...

Que ela esteja bem, e que tenha a certeza do bem que nos fez. Seguira para sempre em nossos corações.

E nem adianta eu escrever aqui: "Vo, eu te amo", né?! - Bem, escrevi o que pensei e pensei o que foi para o alto... pode ser que chegue até ela... e eu espero que chegue!

*Sem fotos porque eu ainda nem tive a coragem de abrir o meu album de fotos com ela... A dor vai ser ainda maior.


...Ainda esperando dias melhores!

2 comentários:

Laura disse...

Lila, me identifiquei muito com a tua dor. Perdi a minha vo ha pouco e também tinhamos uma relação muito proxima. A minha vo apesar de sofrer com alguns problemas de saude, estava muito lucida e sempre que nos falavamos por telefone me dava conselhos. Eu imagino que com a tua vo vocês também tinham uma troca bonita, uma troca de gerações de experiências, que tb pode ter aproveitado da sabedoria de vida dessas senhorinhas que nos acompanharam desde que somos pequenas e que amavamos tanto. Pena que elas não nos esperaram voltar para o Brasil. Lembrar dos bons momentos, das experiências divididas, ajuda a mante-las viva juntinho conosco.
Um beijo grande.

Bruna Trovão disse...

nossa eu não sei pelo que vc está passando, mas eu me pego imaginando a mesma coisa, tbm sou muito ligada a minha vó, e pela distancia não temos nos visto muito, acho que sofreria muito se eu a perdesse.
Mesmo sendo um momento dificil o que pode te consolar é saber que o depois é bem melhor! eu tbm acredito na vida eterna, não como vc, mas é uma coisa boa tbm... pra mim ela já está lá no céu com Deus contando o quanto vc foi a alegria da vida dela e pra Ele cuidar de você e toda a sua família! e mais cedo ou mais tarde vcs se reencontram de novo.
e o mais importante foi que houve amor e houve alegria, muita gente nem sabe o que é isso e vc teve o privilegio de desfrutar!!!
vou orar pra vc se sentir melhor... e eu duvido que sua vó ia querer te ver sofrendo!
guarde as boas lembranças e seja feliz!
bjão
meus sentimentos!