segunda-feira, 4 de abril de 2011

Inspirada na Bonfa!

Vocês conhecem a Bonfa? Pra quem não conhece, (super)indico o blog dela, viu?! Uma maravilha quando se fala de decô de mesa e festas. =)

Sempre que faço jantar em casa (para nos 2 ou quando recebemos visitas) eu procuro dar uma organizada nas coisas. Mas é bem verdade que depois que conheci o blog da Bonfa as coisas foram se aperfeiçoando e eu comecei a pensar em detalhes. Tenho comprado muitasssss coisas para a minha casa nova (no BRASIL), e isso é graças à "musa inspiradora" (brega, né?!).

Essa semana fiz um jantarzinho de chegada para o marido. Tudo muito simples porque pra quem vem de uma viagem de milhares de horas, nada melhor do que um bom banho, uma comidinha rapida, sem frescura e uma cama, não é?! Pois bem, foi exatamente nisso que pensei quando preparei tudo... Além do que, com Marina por perto, não da pra fazer milagres, né?! rs

As flores escolhidas de acordo com a ocasião. Flores mais campestres para um prato das montanhas, um prato meio rustico.

A toalha da mesa de xadrex, de tecido mal passado e de cor verde, como as flores escolhidas.Um vinho espumante que eu AMO, mas que nem chegamos a abrir porque eu não estava com muita vontade de beber, e o marido preferiu ir direto ao vinho da foto abaixo.
Como eu não entendo muito de vinhos, mas Kiev disse que sempre compro vinhos muito bons, pedi a uma senhora, numa loja especializada aqui pertinho de casa. Disse que pretendia fazer uma raclette e ela logo me mostrou esse vinho ai. Comprei 2 garrafas (ainda bem, porque o marido amou!).

As entradinhas... Em porções individuais que eu particularmente AMO! Acho lindas essas peças que ja adquiri ha algum tempo e que so tinha usado uma vez, mas não tinha fotografado.


Os queijos proprios para a raclette nos sabores natural, pimenta do reino e vinho branco. Bonfa, da proxima vez eu prometo que coloco plaquinhas, ta?! rs

As carnes que acompanham o prato. Normalmente tudo o que é charcuteria pode ser servida com esse prato... fica delicioso! Coloquei no prato giratorio bacon defumado cru, presunto de Parma, e mais outras duas coisas que não sei o nome (charcuteria italiana), juntamente com uns queijinhos de cabra temperadinhos com tomate seco e temperinhos provincianos, assim como um queijinho de cabra com nozes (eu não gosto de queijo de cabra, mas o marido adora, e como o jantar foi para ele, nada mais justo do que agrada-lo, não é mesmo?!). Eis o meu aparelho de raclette... Eu esqueci de tirar fotos com as batatas e fotos de como o prato é servido. Ele chegou bem na hora! rs

Ainda assim, pra quem não conhece, vou falar um pouquinho do meu prato preferido na França.


O nome "raclette" é o nome desse queijo que vocês podem ver acima. Ele é feito através do leite da vaca, prenssado e não cozido. Sua origem é Suiça, e mais propriamente do Canton du Valais, apesar de ser muitooo apreciado e fabricado na França.

Essa maquina que vocês vêem ai na foto, serve para derreter o queijo, nos recipientes que ficam embaixo da placa grande que serve para esquentar as batatas cozidas que são colocadas sobre, assim como para esquentar carnes, camarões, etc. Ha quem coma raclette com outras coisas que não sejam charcuteria, mas esse é o mais tipico na região de Grenoble.

Amo esse prato pelo sabor maravilhoso que ele tem, assim como pela praticidade. Não precisamos ficar saindo da mesa para buscar nada e cada um faz na hora e à mesa a quantidade que quer. ADORO e vou sentir muita falta!


Para a sobremesa, uma tortinha de maçã que estava maravilhosa! Coloquei a receita no Doce Sucré, passa la pra ver... é bem facil de fazer e uma delicia! Espero que tenham gostado...


Beijo grande nocês!

5 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Liviany, que delícia tudo isso!!!!! Fiquei toda boba com seu carinho!!!! Obrigada mesmo! Ah, eu amoooo raclete!´Quando meu pai fez 60 anos, eu e minha irmã demos de presente um aparelho de raclete para 8 pessoas e nós adoramos nos reunir nos dias mais frios pra preparar queijos derretidos acompanhados de legumes e até bifes cortados bem fininhos!!!!! Adorei suas louças brancas e os belisquetes de entrada!!!!! Nem senti falta das plaquinhas, estava tudo perfeito!!!!! Um grande beijo e parabéns pela produção! Nada como morar na França e ter acesso a diversos tipos de queijo sensacionais, né? Adoooro!

Gratissima disse...

Liviany... parabéns sua mesa ficou uma graça sim... e estou vendo aqui do lado que a Katia já aprovou, né? rsss
Eu só conheci Raclete no ano passado... e amei!
Realmente precisa estar meio friozinho, pois dá um calorão danado, né?
Aqui no Brasil fizemos com outros queijos mesmo... e bacon... e foi uma delícia.
Até postei no meu blog, se quiser dar uma olhadinha é:
http://www.gratissima.blogspot.com/

beijinhos e vou voltar pro seu blog prá ver as outras postagens, já que acabei de conhecê-lo(la)...

Rô Gratão

Laura disse...

O maridão deve ter gostado, hein, amiga? Tu é muito prendada. Tudo que eu não tenho para esse lado, tu tens. Admito que essa criatividade toda não foi um lado muito desenvolvido no meu cérebro. Mas torta de maçã eu tb faço e bem seguido. Tito adora!
Espero que tu estejas melhor.
Beijos

Rossana Fernandes disse...

Morri!!!
Quero tudo e mais um pouco..rss
Bjus pra vcs.

kiev gama disse...

Tava muito bom! Obrigado :)

E o vinho tava tb otimo! Viva os pequenos produtores e os cavistes!

Mas vamos ter que climatizar esse negocio aih quando voltarmos pro Brasil, e adaptar ao bolso: Queijo de coalho, frios meia boca da Sadia e vinho chileno (muito bom, por sinal!)

Vou viajar mais pra ter recepçao assim :)