sexta-feira, 22 de julho de 2011

Devagar com SOJA para os bebês!



Oi pessoas, tudo bem por ai?

Como tudo aqui é muito "mélangé"*, hoje vamos falar de bebês! =)

Desde muito pequenina, so compro pra minha filhota o leite da Ninho (na França chamado NIDAL e no Brasil chamado NAM). Nunca mudamos... mas por um acaso, ha alguns meses ela apresentou uma intolerância à lactose. Na verdade, o que ela não pode é tomar o leite idade 3. Nele, além da lactose tem muita concentção de ferro e dai, ela tem diarréia.

Eis que a pediatra trocou o leite, inicialmente por um proprio para diarréia aguda. Depois para um leite em po sem lactose. Compramos um à base de arroz e depois um que é à base de purê de maçã e banana. Ela adorou e nada de diarréia. \o/

Quando falou-se em intolerância à lactose, meus pensamentos foram: Poxa, mas se ela tem intolerância, vou começar a comprar iogurte de soja, e suspender os normais ou dar menos, ja que os de soja não são tão gostosos e ela é uma criança... Como não foi constatada ALERGIA, imaginei que fazer isso era o melhor. Alternar, ou dar do iogurte normal em menos quantidade do que o de soja.

Engano meu! E seu também, se algum dia pensou estar fazendo bem para o seu filho dando coisinhas à base de soja! :/

Essa intolerância pode ser muito comum em crianças, e segundo a pediatra daqui, ela pode (e DEVE!) tomar iogurtes normais, porque o leite é fermentado e as propriedades são diferentes dos leites em po para bebês (ATENCÃO! Isso é no caso da minha filha! No caso onde forem constatadas a alergia à lactose, acredito que os procedimentos devem ser diferentes! Tem que ver com o pediatra do bebê).

E por que não fazemos bem aos nossos filhos dando-lhes proteinas de soja?

Desde 2001, é desaconselhada a utilisação da soja pela Sociedade Francesa de Pediatria.

Segundo pesquisadores, a soja contém uma forte concentração de um hormônio chamado fitoestrógeno, que pode modificar o equilibrio hormonal nos bebês e assim, reduzir a fertilidade deles.

Outros estudos mostram que os bebês que foram alimentados com leite de soja não respondem tão bem às vacinas, quando comparados aos bebês que tomam o leite animal; assim como apresentam maior sensibilidade otorrinolaringologica e hipotireoidismo.

Recentemente, pesquisas mostraram que em ratos, a ingestão desse leite pode diminuir o peso do timo (orgão linfatico), o que afeta consequentemente as defesas imunitarias.

Ha ainda alguns especialisatas que estudam sobre problemas nos ossos de crianças que foram alimentadas com o leite de soja.

A pediatra da minha filha nos aconselhou não comprar nada à base de soja... E nos preferimos seguir isso à risca.

Logo, antes de mudar o leite do seu bebê para um que seja à base de soja, procure saber o que o pediatra acha disso. Melhor prevenir do que remediar, né?! =)

Beijo grande nocês!



*Mélangé = Misturado! :o)
AQUI e AQUI!

Um comentário:

Flavinha disse...

Bom saber disso... Gostei da dica viu? Bjão! =)