domingo, 27 de julho de 2008

Lampião e Maria Bonita...

Nem mesmo para nós do Nordeste os nomes “Virgolino Ferreira da Silva e Maria Gomes de Oliveira” significam algo... em contrapartida, “Lampião e Maria Bonita” têm muito significado, mas será que nós sabemos mesmo o que significam, qual a história dos dois mitos Nordestinos ???

E por que falar sobre isso agora ??? Simplesmente porque estando no Brasil, pude acompanhar a reportagem em todos os jornais da Globo falando sobre os 70 anos de suas mortes.

Os dois morreram no dia 28 de Julho de 1938, em Sergipe, assassinados na Grota de Angicos, em Poço Redondo, numa emboscada montada pela polícia.

Toda a “história” de Lampião começou em 1920, quando ele quis vingar a morte de seu pai. A partir disso, começou a roubar, cobrar tributos latifundiários e assassinar por encomenda ou vingança.

Conheceu Maria Bonita em Santa Brígida (divisa entre a Bahia e Sergipe), onde ela morava. Ela o admirava e decidiu segui-lo dias depois de conhecerem-se. Eram nômades, mas onde passavam eram colhidos pelos fazendeiros, que provavelmente se preveniam de suas vinganças.

Foram assassinados juntamente com o seu bando... e no dia 26/07/2008 a morte completou 70 anos. A vida vingativa e sanguinária dos dois (e do bando) virou história no Brasil, especialmente no Nordeste... :oS

2 comentários:

Viviane Cavalcanti disse...

Vixe.

E eu que nem sabia do aniversário de morte dos dois. Será que foi por isso que o Diário de Pernambuco vem enviando encarte especial sobre eles?

Totalmente aluada! :o)

Líviany Moura disse...

KKKKKKK... Aquela q não assistiu tv essa semana... quer dizer, repórter... novelas à parte!

:o)