domingo, 31 de agosto de 2008

Frigidez ≠ Diminuição do Impulso Sexual


Como uma iminente 'psicóloga', eu não poderia deixar passar um assunto que mexe "muito"com a cabeça de "muitas" mulheres, claro! Um dos prazeres da carne que nem todas conseguem sentir, e que às vezes não sabem nem a causa.

Estudei uma disciplina que abordou um pouco o assunto, mas não com muita profundidade, não sei por quê, mas imagino que seja mesmo porque as pessoas não dão muita importância a isso. Fui pesquisar e na verdade vi que não se encontra muita coisa, por isso resolvi falar um pouco sobre, e ver se assim conseguimos qubrar um pouco do 'tabú' que ainda existe na sociedade.

Admitir isso é de fato, algo que incomoda as pessoas, especialmente as mais velhas, porque vêm de uma sociedade mais conservadora e cheia de monotonias conjugais. A falta de diálogo, a prática do ato sexual pouco gratificante e falta de inovações, também culminam com a Disfunção Sexual Feminina (ou até mesmo a masculina).

Em dos sites que li, falar sobre o problema é na verdade uma confissão."Mais que uma queixa médica, geralmente acompanhada de sentimentos de frustração, vergonha, mágoa e constrangimento. Seria como se a parte psíquica que desperta o interesse pelo sexo estivesse morta ou desligada". É muito difícil de lidar com isso (Para ambas as partes: terapêuta e paciente).

A frigidez está relacionada ao termo "fria", ou frígida. O que acontece é que a mulher não deseja e não é motivada, sexualmente falando (perda ou ausência dos desejos sexuais). É considerado primariamente uma alteração psicológica, mas não é consequência de cansaço, estresse, ansiedade e nem da desarmonia do casal.

Existe ainda uma outra coisa, que por sinal temos que saber diferenciar muito bem da firgidez, que é a "Diminuição do Impulso Sexual" (DIS), que é mais especificamente a diminuição da libido. Essa diminuição pode ter várias causas, tais como: fisiológicas (pós-parto, por exemplo), hormonais (que podem ocorrer também por medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e até mesmo pelas pílulas anticoncepcionais).

De modo geral, esses problemas são chamados Disfunção Sexual (neste caso falamos da feminina). É de extrema importância buscarmos a causa, para então tratarmos o problema. O diagnóstico correto é muito importante! Normalmente o problema está relacionado ao parceiro e mas também, à problemas hormonais (em muitos casos por conta de pílulas anticonceptivas). Sendo assim, devemos saber se tratar o paciente significa modificar algúm medicamento ou inserir outros (no caso de problemas psicológicos).

Se nós mulheres começarmos a dar um pouquinho mais de atenção ao nosso corpo, saberemos o que há de errado e até mesmo o que podemos mudar.

Você tem esse problema??? Conhecer o próprio corpo e buscar a solução são os caminhos para voltar a sentir prazer...!

"Sexo é tudo: é a sedução, o beijo, são os poros, é a pele, o cheiro…” (Cláudio Nucci)

Foto

Um comentário:

Viviane Cavalcanti disse...

Acho que eu conheço alguém que tem cara de frígida.. e não somos nós duas!!!! hahahahaahah

:o)