domingo, 11 de janeiro de 2009

Acordo ortografico da lingua Portuguesa...



Há 12 dias as mudanças entraram no ar, mas eu estava fora dele e ai... só vim comentar agora, mas não poderia deixar de lado, né?! (o:

A nossa língua é rica e presente nos 4 continentes, mas com importantes diferenças ortográficas.

A velha história de: "escrevemos praticamente como pronunciamos uma palavra" já trouxe consigo algumas reformas, há muitos anos... Os Da Sylva viraram Da Silva, as pharmácias... farmácias e por ai vai... Mas e ai, o que mudou com a nova reforma???

- O alfabeto cresceu... Agora as 3 letrinhas que colocávamos separadas das outras 23 estão juntinhas! O "K", o "W" e o "Y"... Temos agora 26 letras no total.

- As letras mudas desaparecem das palavras escritas em Português. Em Portugal ainda se escrevi a "objecto" e não "objeto", por exemplo.

- O trema caiu... (¨) - Não existe mais, escafedeu-se! "Freqüência" vira "frequência" e como diz o meu maridinho, tudo o que era "tranqüilo em 2008, virou tranquilo em 2009!". Ele permanece apenas nas palavras estrangeiras... como Müller, por exemplo.

Mudanças nas regras de acentuação (Milhõesssssssss!):

- E quem teve a brilhante "idéia" de colocar esse acento em "ideia"? Só pra nos dar o trabalho de esquecer o bichinho agora. Pois eh... os acentos dos ditongos abertos sumiram e das palavras PAROXITONAS* também! As "jóias" viraram "joias" - "éi e ói ".

- Nas PAROXITONAS, também não se acentua o "I" e o "U" tônicos quando vierem depois de um ditongo. Por exemplo: "feiúra" agora é "feiura".

- Em relação às palavrinhas começadas por "H", não importa como se escreva, tá certo! "Húmido" ou "umido", não importa! As 2 maneiras são corretas!!!

- "Pára" e "para", agora é tudo "para"...; "pêlo" é "pelo"; "pólo" é "polo" " até "pêra" perdeu o acento, é "pera"... Vixe!

Cansei! São tantas mudanças... Eu sinceramente não gostei disso tudo, mas fazer o quê (será que perdeu o acento tabém?)? Ainda bem que temos o direito de errar até 2012... \o/

Quem quiser saber mais sobre elas, clica aqui que tem tudinho, bem explicadinho. =o)

*PAROXITONAS - Palavras que têm acento tonico na última silaba.

Bjim e até a próxima...

3 comentários:

Renata disse...

Liviany, será que temos o direito de errar??? Nos concursos e vestibulares desse ano 2009 já estão pedindo as novas regras, o negocio agora é estuda-las, o pior é o uso do hífen sem as regras já fazia maior estrago agora então...
Ótima semana.
BJIM
T+

Kat disse...

Saco, adorava trema, achava super bonitinho..Vai demorar, mas agente acostuma, fazer o quê? Esse tipo de mudança tinha que ter consulta popular!

bjokas

Viviane Cavalcanti disse...

Ah, amiga...
Vai ser uma barra (re)aprender tudo. Ainda bem que Bia não estava alfabetizada ainda..

Beijos