sexta-feira, 8 de maio de 2009

5 dicas para estimular a fala da criança...

Você sabia que algumas crianças demoram mais a falar do que outras? Pois eh! Isso é perfeitamente normal em alguns casos. Em outros, falta de estimulação ou algum probleminha de linguagem (cognitivo, motor...).

Na revista Crescer, a fonoaudióloga Mariana Uzeda deu 5 dicas de como estimular nossos bebês e eu resolvi "copiar e colar" as dicas dela aqui:

1. PRONUNCIE BEM Fale sempre corretamente com a criança e mostre como articular as palavras, de forma agradável, é claro.

2. FORCE A FALA Se seu filho apontar para um objeto, por exemplo, não atenda e faça de conta que você não entendeu. Peça a ele que diga o nome do que quer.

3. DÊ ESPAÇO Proporcione momentos em que a criança fale. Deixe-a contar histórias, representar, conversar sobre o dia no carro, contar uma piada etc.

4. FALE CERTO Não use palavras no diminutivo nem em linguagem “tatibitate”. Por exemplo: em vez de “pepeta”, diga “chupeta”.

5. TENHA PACIÊNCIA Fale com a criança, não por ela. Deixe-a terminar a frase no próprio tempo, mesmo que demore para completar a ideia.

Sempre surgem muitas dúvidas relacionadas à linguagem, porque as pessoas tem muita pressa de ver as suas coisinhas pequeninas falarem, mas não adianta forçar a barra...,é estimular e esperar, mas o limite disso existe.

Os estímulos devem ser SEMPRE prazerosos e lúdicos. A espera, segundo alguns autores, até os 4 anos de idade por causa do período de aquisição da linguagem, mas sinceramente, EU no meu consultório tentava fazer com que meus pequeninos começassem aprendendo o certo desde os 3 (mais ou menos). Para mim depende da gravidade do problema, dos fonemas (ausentes, acrescentados ou trocados), do que tem que ser estimulado. Existem alguns fonemas mais difíceis de se adquirir, com esses a gente tem que ter um pouco mais de paciência.

Não sou "charlatã", não queria so ganhar dindin.... Muito pelo contrário, além de não cobarar caro, às vezes eu fazia terapias até gratuitas só com o intuito de ver os pequenos evoluírem... O que já é uma satisfação e tanta!

O tempo de espera vai de fono para fono... Depende da linha que ele costuma seguir... Se você não esta satisfeito com o que um disse, procura outro... é assim que temos que fazer até com médicos, não é?! Linguagem também é coisa séria! :o)

Nenhum comentário: