quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Ministério da Saude adverte!

Acabei de abrir o meu gmail e li o seguinte comentario assinado pelo "Ministério da Saude":


"Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.


Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde".

Bem... ja faz um tempo que queria falar sobre isso aqui, mas sempre deixava pra depois. Agora vou aproveitar o ensejo...

Amamentar é MARAVILHOSO! Eu amamento, mas desde que sai da maternidade Marina toma complemento de leite artificial. Por que eu quis? NÃO! Absolutamente, NÃO!

No terceiro dia, na maternidade, nada de leite "subir", como eles diziam... E Marina gritava de fome. O que fazer então? Claro que eu não ia deixa-la morrer de fome, não é mesmo?! Tomou o leite numa seringa porque dentro da maternidade eles não permitem mamadeira (e eu nem mesmo tinha uma naquele momento, porque o que eu mais queria era amamentar).

Passados mais 2 dias, recebemos alta... e não nos preocupamos em comprar o leite porque na minha cabeça estava muitissimo claro que logo o leite subiria e ela não tomaria mais..., não precisariamos dele.

Aqui as coisas fecham superrrrrr cedo e nem farmacia encontramos aberta, dependendo da hora. Acho que foi o caso (não lembro bem). So sei que Marina chorou a noite todaaaaaaaaaaa, porque eu não tinha leite suficiente para amamenta-la e nos não tinhamos comprado artificial... Quando amanheceu, o pai correu pra comprar a mamadeira o leite... e até hoje é assim. Infelizmente!

Tomei muitossssssss remédios pra fazer vir esse danado desse leite e nada! Comi muito doce, porque me diziam: "come doce que da leite"... engordei, fiquei como uma vaca... e nada de leite! Rsrs. Comi muitaaaaaa carne, tomei muito suco de uva. Tudo o que me dissessem pra fazer eu fazia, mas eu não tiha leite suficiente para amamenta-la (ponto!).

A sensação é muito ruim... IMPOTÊNCIA! Mas o que fazer? Fiz tudo o que estava ao meu alcance. Tive paciência, ela também... não posso reclamar da minha florzinha, ela foi muitooooooo paciente. Mas não foi culpa nossa, não foi!

Não sei até que ponto a gente ta certo em divulgar, e induzir uma pessoa a amamentar.... Porque todo mundo fala tanto dos beneficios da amamentação (e eles existem), mas o "você tem que amamentar" ta tão impregnado na sociedade que pode ser prejudicial. No meu caso por exemplo, eu queria e sabia de todosssssss esses beneficios, e faço de tudo pra que ela mame o maximo de tempo possivel, mas o leite é pouco. Ha mulheres que nem têm... Como ficam as cabeças? Como fica o psicologico da pessoa que deseja amamentar e não pode? Posso responder por mim: eu fiquei péssima!

No final acho que termina virando um ciclo... não tenho e me preocupo porque meu filho não tera os nutrientes que precisa, porque ele corre o risco de ficar doente mais facilmente, porque amamentar emagrece, porque é bom pra o desenvolvimento do bebê... e no final, eu não tenho leite porque o grau de estresse é tão alto que a hipofise nem pensa em funcionar.

Eu pergunto: sera que não deveriamos mostrar o lado positivo do leite artifcial também? Sera que essa "imposição" do aleitamento materno não prejudica a vinda do leite? Sera? Sera? Sera?! Sera que eu tô errada? Sera que tô sendo muito radical no meu ponto de vista? *-*

Beijo gde nocês e um abraço ao Ministério da Saude (pra não dizer coisa feia!). =)

2 comentários:

Emanuelle Chaves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuelle Chaves disse...

Amiga,eu não sabia que podia comentar seus post's. rsrsrrs

Minha flor, neste texto riquíssimo em realidade e crítica, você em toda sua doçura rasgou com a hipocrisia. Foi uma brilhante feminista!

Amamentar é um direito nosso enquanto mulher e do bebê. Mas é isso mesmo, não pode ser uma imposição! Também foi uma conquista nossa que possamos contar com o leite da amiga vaca, da amiga soja...

Engraçado, que os diversos governos são ágeis em impor obrigações às mulheres para que o mundo seja mais saudável. Mas são tão lentos em punir empresas que poluem, grandes fábricas de alimentos que usam conservantes e etc. Isso faz muito mais mal aos bebês e à humanidade como um todo. E nenhum país está livre, é França, Brasil, Noruega...

Ser mãe é uma escolha, supera o natural. É social. E podemos inventar diversas formas saudáveis e belas de sermos mães, de sermos mulheres. Você é um exemplo disso!

Te amoooooo!!!!