domingo, 21 de novembro de 2010

Engelure, gelure, frieira...

Ja falei aqui no blog, em algum lugar!, sobre essa tal "frieira" (chamam assim em Portugal). Não é a mesma frieira que nos temos no Brasil, causada por grmes. Essa frieira a que me refiro é causada pelo frio.

Desde que cheguei aqui, desde o primeiro inverno nessa terra que sofro com isso. Digo que "sofro" porque o negocio DOI de verdade!

Ela existe em 3 formas, e eu ja tive 2. Sortuda, hein?!

Uma das formas é o inchaço dos dedos (articulações especialmente) + muitaaaaaaa dor; outra é o ressecamento das mãos e rachadura delas (mesmo se você coloca muito creme... nada adianta. Não é falta de cuidados, é muita sensibilidade mesmo); e a terceira é a pior, que é quando uma dessas duas formas é milhões de vezes piorar, o negocio (mãos, pés, ponta do nariz ou orelhas = EXTREMIDADES) podem até nerosar. Aff! Graças a Deus não cheguei nem perto desse terceiro grau ai...
[Inchaço das mãos. Observem bem as articulações. Se você tem isso, aqui na França chama Engelure - Foto veio daqui!]

[Minha mão direita, sempre a pior, quando eu ja estava ficando boa. Isso descascando é remédio, uma espécie de esmalte que passa em cima para evitar que a rachadura se abra mais*]

Quando tive pela primeira vez, os dedos incharam tanto, mas tanto que minha aliança ficou presa e eu acordei desesperada! Fui ao médico (urgência do hospital universitario), e la eles conversando entre eles (médicos e estudantes), falavam que se eu não tivesse ido, essa area tal poderia ficar assim e assado, porque a necrose faz isso e aquilo. Eu faltei enlouquecer! Não falava bem o francês na época que isso aconteceu, mas entendia tudo, e eles falando isso e achando que eu não entendia nada, para o meu desespero.

Fui medicada, mas naquele primeiro inverno tive isso por varias vezes, mas ja sabia bem o que fazer e tomava os remedinhos quando ela aparecia. Melhorava logo.

Desde o ano passado a engelure comecou a aparecer de maneira diferente, em forma de rachaduras. E minha gente, é MUITA DOR! Não pode bater uma gota d'agua, porque doi muito, os movimentos da mão ficam comprometidos assim como no outro tipo. No outro as articulações doem muito e nesse aqui as rachaduras se abrem cada vez mas. O pior dos dois? Sinceramente, eu não saberia dizer, so sei que tudo DOI!

Antes que elas aconteçam, todo cuidado é pouco, especialmente se você te tanta sensibilidade ao frio quanto eu. Luvas são imprescindiveis para tentar prevenir (no meu caso elas nem adiantam), assim como cremes (também não evitam muito), e evitar usar agua muito quente para lavar pratos por exemplo (nesse caso, a quimica + agua quente pode ser horrivel para quem tem a pele sensivel. Aqui em casa, nessa época do ano, o maridão lava os pratos a maioria das vezes - Obrigada marido! Te amo mais por isso!).

Se a coisa ficar feia, corre para o médico! So ele podera ajudar você! Mas de antemão, pra dor pode ir um paracetamol (Isso se você for autorizado a tomar esse tipo de medicamento, né?! Não vai se matar por minha causa, hein?! rs).

*Para diminuir a dor e não aumentar rachaduras, vai na farmacia e compra o remédio da URGO para "crevasses" (rachaduras) de mãos. Custa mais ou menos 8 euros. Mas o ideal é procurar o médico. Como eu ja tive isso milhões de vezes e sei o que da, como é, como doi, usei a auto-medicação dessa vez, mas não é o indicado, como nos sabemos.

**Si vous avez ce problème et vous voulez en savoir un peu plus, envoyez-moi un mail: livianymoura@gmail.com

Beijo gde nocês!

7 comentários:

Camila disse...

Menina, minhas maos estao terriveis assim!! e nao sabia o que era!!!
Adorei seu post
me ajudou a descobrir meu problema!!
Beijos

Segredo dos Anjos - Brigadeiros Gourmet disse...

Ui amiga, desde que engravidei da Júlia que sempre que vem o frio, lá vêm as frieiras para me fazer uma "visita" que só acaba com a chegada da primavera e as vezes só a meio da estação :( É uma tristeza, dói muito mesmo e já cá estão outra vez. Buáááá

Gauderiando na Europa disse...

Bah, eu também tenho esse problema, não chegou a descascar, mas dói e coça que é um horror por esticar a pele!! Qual remédio tu tomou para melhorar?Acredita que na primeira vez chegaram a me passar antinflamatório achando que fosse reumatismo =(

Duda Santos disse...

Sou um curioso, moro em Vitoria ES, lugar quente. Já experimentaram passar clara de ovo? Dizem que para queimadura, n tem coisa melhor.É albumina pura, melhora rapidamente, e n deixa marcas. Apenas passar a clara no local,diversas vezes, mas vale a pena pesquisar antes. Olha, fiquei com pena de vc.
Bjoks e espero que melhore logo

Jessica disse...

Agora descobri o q tenho. Sou do Rio de Janeiro e me mudei para o Rio Grande do Sul tem quase 3 anos. Meus dedos ficaram assim inchados, q a aliança nem saía tb, como vc, as juntas ficaram tds vermelhas, coçando muito.Fiquei bem preocupada, pois nunca tive nada disso. Esse inverno está sendo bem frio. Tivemos temperaturas negativas aqui... Fui ao médico e como no outro comentário o Dr. me receitou um antiinflamatório e me pediu exames pois suspeitava de artrite. Os exames não detectaram nenhum problema reumático. O inchaço diminuiu , mas continuou vermelho e apareceram feridinhas, e agora está td descascando. O médico me receitou hoje uma pomada achando q é algum fungo, mas td indica q é pelo frio mesmo.

Líviany Moura disse...

Ola Jéssica!

Um absurdo essa saude no Brasil. Como os médicos não diagnosticam a coisa da maneira certa? Meu Deus! Morro de medo da minha volta para Recife por causa disso. A saude, além da violência. :/

Você poderia tirar uma foto das tuas mãos pra me mostrar? Na verdade existem varios tipos de "engelure", como eles chamam aqui. Uma incha as mãos e doi muito as articulacoes. A outra é com as rachaduras que vão aumentando à medida que a pele vai ressecando e formam feridas horriveis.

Existem medicamentos pra isso, mas eu não sou médica pra te receitar. Mas cuida disso porque pode ficar grave, muito grave.

A coceira existe sim. E é horrivel, né?! afe!!!

Voltando ao médico vc fala pra ele dessa doença do frio. Meu ginecologista, na época em que eu estava gravida, falou que isso é uma sindrome. Vou ligar pra ele e perguntar o nome porque ai vc pode até comentar com seu médico sobre ela, se quiser.

Sinceramente, não passa a pomada de fungos, porque vc vai piorar a situação. Passaum hidratante que seja proprio para o frio, ai deve ter. Deve ser bem caro, mas tem que ser. E procura saber se tem alguma pomadinha especifica para rachaduras do frio. Acho que existe sim... muita gente deve ter isso.

Menina, se cuida e muito boa sorte ai nesse frio (que eu odeio). :/

Estou dando graças a Deus de voltar pra Recife. Calorrrrr... \o/

Beijo grande pra vc e obrigada pelo comentario!!!

Unknown disse...

Eu tenho isso desde crianca no frio meus dedos, ficam deformados. Doi muito coça tanto.