quarta-feira, 23 de abril de 2008

Brasil - França


Saímos de Manaus e fomos passar alguns dias em Recife. Foi maravilhosoooo apesar de muito estressante, porque eu sabia o que me esperava lá fora... solidão... "Quem inventou a distância não tinha noção do quanto dói uma saudade!"

Tentei aproveitar todos os momentos, todas as pessoas, porque agora indo prá ainda mais longe, viveria em outra cultura, viveria coisas que jamais pensei em viver, mas comprei o sonho de continuar estudando do meu marido, sem ao menos saber se poderia fazê-lo também.

Só tenho a agradecer, especialmente aos meus pais que nos dão incondicionalmente muito amor e companheirismo. E coitados, tenho certeza de que sentem tanto quanto eu o fato de estarmos longe. Dói muito!

Cheguei no dia 31 de setembro de 2007. E prá falar a verdade nem lembro o dia que saímos de Manaus, sei que foi em Agosto, mas parece que foi ontem... o tempo voou!

No começo chorava todos os dias, estava bem perdida! Foi muito difícil sair de casa e ouvir as pessoas falando uma língua que não é a minha e não entender absolutamente NADA.

O único lugar que ainda topava ir era no supermercado, mas se houvesse alguma coisa que saísse da rotina, eu ficava perdida. Escolhia tudo o que tinha que comprar, ia para o caixa e a mulher dizia bom dia, perguntava se eu tinha o catão de fidelidade e depois obrigada e até logo... UFA! Era tudo o q eu conseguia entender e responder.

O tempo foi passando e o desespero diminuindo... mas eu continuava sem fazer "nada". Na verdade fiz um mês de curso intensivo e no outro mês, consegui fazer uma prova para mudar o nível e consegui! Subi alguns níveis no francês, que felicidade!!! Já conseguia até me comunicar... Rs. Tendo mudado de nível, não era mais NULA, pude fazer o semi-intensivo no lugar do intensivo que era o dobro do preço... srrsrs. E foi bom!

Conversando com Kiev porque não fazia nada nesse lugar, que tava sendo muito dificil prá mim, olhei pro lado e vi escrito: Orthophoniste... Os olhos brilharam ! Fonoaudiólogos aqui são esse nome feio aí... rsrsrs. Bom, resolvi então enviar uma carta para ela, perguntando sobre algúm estágio ou qualquer coisa que eu pudesse fazer e expliquei toda a minha situação... contei porque estava morando aqui, falei sobre a minha formação e com o quê eu gostaria de trabalhar/estudar: linguagem escrita.

Ela ligou para hospitais, se informou e me passou tudo direitinho... e além disso me indicou para uma pessoa que trabalha exatamente com o que eu quero trabalhar. Essa pessoa é um professor da Universidade que hoje eu estudo. Será meu orientador... :0)

Hoje, continuo meio perdida, porque nunca tive a intenção de cursar psicologia, mas para entrar no mestrado que eu escolhi, precisei entrar nessa graduação... Mas consegui abonar muitas disciplinas e só precisei cursar um ano para obter o título de Psicóloga que eu não usarei jamais, porque mexer com a mente humana não é fácil, não me sinto capaz! Quem sabe daqui há alguns anos eu não mudo de idéia (!?)... Aqui os métodos de ensino são muitoooo diferentes, muito mesmo! Com muita estatística misturada, muita pesquisa... horrível! Eu, particularmente odiei!

Entrei na faculdade... e recebi um presente de Grego, como diz Kiev. A primeira pessoa que conheci é uma Grega, Maria. É uma pessoa bem legal, nos damos muito bem, mas Maria tá cursando o sexto período de psicologia pela terceira vez... kkkkkkkk. Espero não ter que me formar no sexto período... porque prá ela seria muito mais fácil já que acompanhou todo o curso desde o começo, e na França... diferente de mim que sou fonoaudióloga, estou aqui desde outubro e caí de pára-quedas no curso de Psicologia, no sexto período... detalhe: o curso tem duração de 3 anos... logo, eu entrei no último, no próximo semestre pretendo fazer o quinto período e as outras disciplinas, como falei acima, eu consegui abater... porque entrei como portadora de diplomas.

Não era prá eu estar escrevendo isso aqui agora, porque semana que vem tenho provas e não tive cabeça ainda prá estudar direito. É um saco!!!

Bom, vou parar por aqui e tentar estudar um pouco. Ver se agora consigo me inspirar... Rsrsrs. Se não consegui, venho escrever mais, mas tenho que pelo menos tentar. ;oD

Nenhum comentário: