domingo, 18 de maio de 2008

As 3 estações...

Bom, estou amando ver as estações definidas nessa nova terra. Em Recife e em Manaus o que podemos observar são o verão e o inverno. No Sul, acho que ainda se consegue ter uma melhor definição de 4 estações, mas não é o meu caso.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos.

Cheguei aqui no final de Setembro... no outono... e desde então pude acompanhar 3 estações... o outono, o inverno e a primavera.




No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. É caracterizada pela queda de temperatura e pelo amarelar das folhas das árvores... As plantas se preparam para o recolhimento no inverno...

É uma estação muito linda, e já bastante fria... Mas ainda um frio suportável, agradável!

O sol vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, os dias serão mais curtos e as noites mais longas. Ô tempo bom prá dormirrrrrrrrrrr... Pena que nessa época tive que sairpraticamente todos os dias de casa.... e é muitooooooo frio, minha nossa! Prá quem veio de Manaus e morou a vida inteira em Recife... estranhei muitoooooooo mesmo, como já era de se imaginar.




Tive até uma doença típica de lugares frios... em Portugal se chama 'frieira', mas não é a mesma que temos no Brasil. Nã é aquela provocada pelos fungos que nós conhecemos... essa é mesmo provocada polo frio, por isso o nome frieira. Aqui o nome é bem diferente 'engelure'... No dia em que começaram os sintomas foi a primeira vez que eu vi a neve. Fui buscar uma amiga na parada do tram e estava nevando. Eu estava muito bem agasalhada... 3 calças, 2 camisas e 1 casaco e 1 sobretudo, luvas e touca... mas não teve jeito. Voltei prá casa e comecei a sentir um inchaço nas mãos... mas não sabia o que era e não vi nada de anormal. No outro dia doía muito e estava bem inchado. No outro dia, acordei de madrugada com os dedos muito inchados e doídos e a aliança presa no dedo... uma sensação desesperadora. Acordar com um dedo sendo muito apertado e a circulação presa. Quando tetei tirar a aliança e não consegui, pronto... socorro!!! Senti algo estranho nos dedos dos pés também... e era a mesma coisa. No mesmo dia, antes de procurar um médico, Kiev foi pesquisar algumas coisas sobre o assunto e aí vimos que isso pode necrosar se não for rapidamente tratado, pode formar bolhas... e enfim, corremossssssss para o hospital.

Chegando lá fomos à recepção explicar o que estava acontecendo... e aí o homem que atendeu ligou e marcou uma consulta com urgência para a mesma hora... aí é que você acha mesmo que vai morrer! Rsrsr. Fui atendida e medicada, depois de alguns dias estava melhor, mas a sensação é muitooooooooo ruim!!!

Sabendo o que é e como tratar é muito mais fácil e menos apavorante... mas eu que já não gostava do frio que eu estava passando nessa terra, depois disso, tudo só piorou. Morar no frio não é tão bom quanto parece... é lindo, mas tem enésimas desvantagens.

Mas... ele passou! Então, o Sol vai começa a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera que começa oficialmente no mês de março, mas efetivamente pode demorar um pouco mais a chegar. Este ano foi assim... no final de Março tivemos alguns dias de muita neve, como não tivemos em todo o inverno.

Agora os dias são muitooooooo mais longos do que no inverno. Atualmente amanhece às 06 horas e anoitece aproximadamente às 21h20... inacreditável!!! E no verão, a previsão é de que isso aumente para 22h.

Eu estou amando a primavera! Flores por todos os lados... temperatura muito agradável... tudo perfeitoooo! Pessoas com menos roupas... muito bom!



Nesta época os bares, restaurantes e cafés fazem seus puxadinhos... colocam mesas do lado de fora... às vezes sobre tablados e sob guarda-sóis e à noite, algumas vezes, como ontem por exemplo... com o aquecedor do lado... Ontem choveu e fez um friozinho bom danado! Um outro indício de chegada de outras estações são os jornais de lojas e supermercados... Nesta época por exemplo, podemos ver muitas ofertas de materiais de camping, de jardins... churrascos... No inverno, as ofertas eram: material de ski, botas, roupas de frio e mais roupas de frio... É muito legal essa mudança tão radical de estações! As mudanças acontecem e nós… vamos só curtindo as paisagens… Rsrsrs ;o)

Nenhum comentário: