segunda-feira, 26 de outubro de 2009

H1N1 (?) e indignação com a sistema de saude francês!

Como meu marido teve saco mais rapido de escrever do que eu..., vou so copiar, colar e colocar minha indignação com esse sistema merda de saude daqui. Isso até ja foi falado aqui no meu blog... quando eu precisei ser hospitalizada em abril... Querendo saber mais sobre isso, clica aqui!

Voilà... Segue o que o meu marido escreveu em seu blog...:
"Minha esposa gripou, e com esse negòcio de epidemia de gripe A fomos logo ao hospital para ela ver isso. Nosso raciocìnio foi o seguinte: como ela està gràvida, melhor ir para o hospital da maternidade onde ela vai dar à luz, pois o pessoal de là deve estar preparado. Errado!

Sequência turìstica:

1. Clinique Belledone, em St. Martin d'Hères
Na recepção nos dão màscaras e nos encaminham para a maternidade. Enfermeira reclama conosco por ter vindo à maternidade (apesar de sua colega da recepção nos ter dito pra ir là), manda ir para o nosso médico generaliste (creio que seja equivalente ao clìnico geral). Explicamos que não deu pois é um sàbado. Consultòrios fechados, entende? Ela faz um ar de "ah, é mesmo" e depois de alguns telefonemas nos encaminha para outro hospital.

2. Clinique Mutualiste des Eaux Claires, em Grenoble
Depois de atravessarmos a cidade de Grenoble, chegamos no outro hospital e o médico generaliste de plantão não parecia preparado pro caso de gràvida com gripe. Ele diagnosticou a gripe, mas esqueceu de medir a temperatura apesar de termos dito que houve sintomas de febre durante a noite. Ele receitou os remédios, etc e tal. Tivemos que lembrà-lo da gripe A, suìna, nova gripe, etc. Apesar dos sintomas amenos, como ter certeza de que não era a gripe A? Doutor, a esposa tà gràvida, etc. Manifestação de insegurança, dùvida. Três telefonemas depois, ele diz indiretamente que o hospital não tem nada a ver com isso. Precisamos ir em outro hospital, na urgência ginecològica, pra ela fazer o exame do vìrus H1N1.

3. Centre Hospitalier Universitaire, em La Tronche
Voltamos pras bandas do Campus. Chegando na urgência ginecològica, o pessoal parecia bem preparado e foi bastante atencioso. Novamente, os médicos disseram que não parecia ser a gripe A, mas era importante fazer o exame. Receitaram Tamiflu por segurança (se não for gripe A, parar de tomar), e coletaram o material para o exame. Resultado apenas na segunda-feira.

Ao final das visitas turìstico-hospitalares, ficamos nos perguntando como o pessoal de hospitalis de primeiro mundo não sabia como reagir diante de uma doença cheia de recomendações vindas da OMS e do governo francês (vide logo da campanha na imagem deste post). Por quê o passo 2 acima foi necessàrio? Por quê o "médico de primeiro mundo" ignorou o fato da gravidez, se num terceiro mundo como o Brasil dizem para ter cuidado redobrado com gestantes?

Seria muita expectativa esperar mais preparo de hospitais de primeiro mundo, ou hospital ruim tem em todo canto? Vàrias dùvidas ficaram no ar com essa experiência.".

Algumas coisas que meu marido não descreveu...

1 - A cara da recepcionista da Clinique Belledone. Nossa! Nos deu logo as mascaras e nos mandou pra o andar da maternidade... Mas e ela não sabia que não ia adiantar eu subir la? Ela que trabalhala não sabia que eu não seria atendida ali??? *-*

2 - Tivemos que pagar a consulta do segundo hospital... (Clinique Mutualiste des Eaux Claires). Não saiu de graça apesar do despreparo do médico e dele ter me encaminhado para o terceiro hospital.

O mesmo não aferiu minha temperatura e me deu um antipirético... Como assim baixar a temperatura sem saber quantos graus? E como da pra ter o sintoma principal da gripe A se o remédio faz efeito??? Como eles vão saber no hospital se eu sou mesmo uma das possiveis portadoras da gripe ou não??? E depois de pagar quase 46 euros de consulta, ele ainda me pergunta: vc quer o remédio? Porra! Ele era o médico, eu tava pagando, até injeção na testa pra não sentir o que eu tava sentindo eu queria!

Ja é a segunda vez que esse mesmo médico me atende na urgência desse hospital... Da outra vez eu tava com uma baita infecção urinaria... Ele foi tão despreparado quanto dessa vez. A pergunta é: como ele conseguiu se formar??? 2 doenças basicas, especialmente pra quem da plantões gerais.... Poxa, indignada!

Ah! E ele esteve perto de mim o tempo todo, falou, me pegou, me mandou abrir boca (so com uma espatula, sem luvas) e em momento nenhum se protegeu. Na hora de ir embora ele me deu uma mascara... porque eu não poderia sair por ai contaminando as pessoas (caso estivesse infectada)... rs - Bizarro!

3- No terceiro hospital, fui sim bem atendida! (Centre Hospitalier Universitaire). La tinha uma pessoa pra me explicar... Perguntou o que eu sabia sobre a doença e me falou algumas coisas... Fez questão de me acalmar, de mostrar segurança no que estava fazendo. Parabéns pra eles!

Bom, depois disso tudo, espero não precisar do sistema de saude francês por um bom tempo... Ah não ser pra ter minha filha (e que isso ocorra muito bem!!! Pedir muito a Papai do céu pra que assim seja!).

Ainda esperando o resultado do exame, mas... sem febre, sem as dores infernais que eu estava sentindo no corpo... Com secreção (que é normal de gripe)... Sem preocupação com isso! Acho que não é mesmo! =)

Era isso...

Não reclamem muito do Brasil! Nesse sentido, num hospital publico ou particular nos saberiamos como agir! Apesar das tantas outras falhas no nosso sistema..., nesse ponto acho que estamos à frente desse Pais de primeiro mundo tão despreparado aqui.

Beijo grande nocês!

*Desculpem por tta indignação! ;o)

5 comentários:

Rossana Fernandes disse...

Caramba amiga, que confusão.
Se fosse por aqui, vc sabe qual seria o discursso né?
Bjs e melhoras

Laura disse...

Puxa Lila, nao sabia que tinha acontecido isso contigo. Espero sinceramente que o exame tenha dado negativo. Que coisa séria. Nao querendo te alarmar, acho que muitos médicos ainda nao estao bem informados sobre o tratamento da gripe H1N1 pois é uma coisa bem recente, além disso nao ha consenso entre os médicos sobre o tratamento com o Tamiflu.
Espero que tu fique bem e saudavel para a chegada da Marininha. Beijao

Unknown disse...

Migaaaaaa...

Espero que tu estejas melhor!!!

Fica bem menina, e te cuida!!!!

Saudades!!!!

Amo Tu!!!!

Bjaum dos 3 daki nos 3 daí!!!

Unknown disse...

Amiga.... Nossa, fiquei preocupada com vcs.
Ixe, e quem imagina que a saúde em país de primeiro mundo iria ser desse jeito, heim!
Que absurdo, né!
Mas graças a Deus vcs estão bem, né!
Vai dá tudo certinho sim com vc e com Marina quando chegar a hora.
Abraços..... saudades

Rossana Fernandes disse...

O que que eu achei?
Baby, são as coisas mais fofas do mundo. Estão lindas. De verdade.
Amei. TODAS. Lindas, lindas, lindas.
Aff
Fuxica na net pra vc achar mais modelos.
Eu amei. De verdade. Mandou super bem.
Bacana vc se virar. Isso é um dom sabia? Tem gente que se entrega e vai na onda. Aff
Mas enfim, tudo lindooooooooooooo. De verdade.
Quanto ao segredo, ta difícil demais, mas vou conseguir. O coração ta apertado. Pequeninho. Mas... vida que segue né?
bjus amiga
Pras duas