quinta-feira, 24 de junho de 2010

O bisfenol A e os bebês...

Vocês ja ouviram falar sobre o "bisfenol A"?

Eu ouvi falar pela primeira vez na semana passada quando marido chegou em casa falando de uns riscos encontrados em pesquisa. Ele buscou na internet, leu sobre e 'decidimos trocar os bicos das mamadeiras'* de Marina. As chupetas ja tinham sido trocadas antes de eu saber disso tudo... (Mas diso tudo o quê, você pergunta!?)...

Hoje cheguei no supermercado e tava escrito em alguns produtos: "livre de bisfenol A" ou "0% bisfenol A". Dai que me chamou mais atenção ainda e vim eu mesma pesquisar sobre e compartilhar com vocês pra evitar que façamos mal aos nossos bebês (sem saber, é claro!).

Pois eh! O bisfenol é uma substância quimica que quando aquecida é liberada no leite dos bebês. Então, se você esquenta a comida do seu bebê em potinhos de plastico, cuidado também! O bisfenol A esta provavelmente presente!

Um estudo chamado: "Mamadeiras toxicas no Canada: bisfenol A sai das mamadeiras de plastico policarbonato das marcas populares" concluiu que 90% das mamadeiras de plastico mostraram taxas bastante significativas da liberação do bisfenol A quando são esquentadas.

E o que causa esse danado? *-*

Ele é utilisado na fabricação de alguns tipos de plastico e causa um desnivelamento hormonal associado à diversas consequências nocivas para a saude, como por exemplo:
  • cancer de mama e da prostata
  • puberdade precoce em meninas
  • disturbios de atenção e hiperatividade
  • obisidade

Não sei se a AVENT é uma marca comercializada no Brasil, mas nesse estudo ela foi uma das que apresentou maior indice dessa substância. Pasmem! Porque pelo menos aqui as coisas dessa marca são carissimas! :/

Como reconhecer uma mamadeira que contém essa substância?

Aqui, duas marcas conhecidas por não apresentarem mais essa substância são a Tigex e a NUK.

Mas se você vai comprar outro bico, que não é dessas marcas, a equipe de defesa do meio ambiente indica aos parentes que olhem embaixo da mamadeira se tem um simbolo de recuperação acompanhado do numero "7**" ou as letras "pc". Se sim, esse plastico contém SIM bisfenol A, corra dele!!!

Mamadeiras feitas em polupropileno tem o tipo de recuperação com o numero "5**" . Esse por exemplo, pode ser usado sem medo de ser feliz!!! ;-)

Esses estudos canadenses levaram à proibição da venda dessas mamadeiras com o bisfenol A. Massss... aqui na França, o diretor geral de saude disse que nada muda, e que as taxas não parecem assim tão elevadas que cheguem a fazer mal aos bebês... [Ler na integra!]. E os estudos continuam!

Sinceramente, eu prefiro evitar... se a gente ja sabe que existem outras marcas, e que as mesmas têm produtos muito bons e ortodônticos, por que não?! ;o)

Bom, era isso... Queria compartilhar um pouquinho disso que andamos vendo por aqui... Espero mesmo que os estudos mostrem que nada acontece com a liberação desse troço ai... E os bebês que tiveram contato com ele não tenham nenhuma propensão a essas coisas que citamos acima... E lembrando que eu tomei mamadeira em bicos quaisquer... e espero estar livre desses males! Rs

Beijo grandeeeee!


Quer saber mais sobre o assunto? Clica aqui, aqui ou aqui! [Tudin en francês!]

*Acabei de descobrir nessa pesquisa que as mamadeiras de Marina não contém bisfenol A! \o/ - As dela não são da smarcas acima, são da MAM Care. Descobri também que as mamadeiras dessa linha não contém o produto, mas os outros produtos SIM, cuidado!!!

**Não sei se esse tipo de marcação é utilisado também no Brasil...

+ de infos sobre as marcas de mamadeiras aqui [em francês]...

5 comentários:

Bruna Trovão disse...

bom saber, vou avisar as mamães que conheço!
bjo

Paty Leal disse...

Oi amiga, marido tinha visto uma reportagem falando sobre isso, que não é bom escaldar mamadeiras com água quente. Vou observar melhor com as informações que vc falou. Vlw pela dica. Bjs

Crys disse...

Menina, que saudade!
Nossa, sabia disso não oO'
Tb vou mostrar pras mamães que conheço !
Beijo nas duas ♥

Rossana Fernandes disse...

NEGUINHA

TU TA SUMIDA.

TA TUDO BEM?

BJS

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde