quarta-feira, 7 de março de 2012

Acomodacão Hedônica

Alguém aí já ouviu falar disso?

Esta semana andei lendo sobre o assunto... interessantíssimo, por sinal. Por isso resolvi compartilhar aqui.

Li sobre a nossa capacidade de nos habituar com as coisas. E sabe quando a gente deixa de ver graça até nas coisas boas? Pois eh! Isso se chama "acomodação hedônica". Em alguns casos ela pode ser boa, mas em outros... nem tanto.

Como assim??? Eu explico!

O fato de sofrer um acidente, e ficar muito mal por isso... pode durar apenas poucos meses. Com a plasticidade do nosso cérebro, que nos ajuda em tantas coisas, essa acomodação acontece e voilà... a gente se habitua à nova situação. Aquele incômodo, vergonha, insatisfação ou seja la qual o nome que se queira dar, acaba sendo "digerido" e dai, não daremos mais tanta 'importância' às sequelas deixadas pelo acidente. Neste caso, FELIZMENTE a acomodação hedônica existe!

Por outro lado..., até mesmo um relacionamento que acabou de começar pode ser destruido. A lua, as montanhas..., ou um dia lindo de sol ja não faz a menor diferença no nosso dia a dia. A gente acaba acostumando com tudo o que existe ao nosso redor. Acho que a vida pode se tornar bastante mecânica e chata se a gente deixar, né?! :/

O fato é que até nas coisas boas a gente deixa de ver graça, por causa dessa acomodaçãozinha ai...

E ainda segundo alguns cientistas, ela esta muito ligada às condições financeiras de uma pessoa. Alguém que tem muito dinheiro e pode pagar qualquer coisa com facilidade, tera menos prazer do que uma pessoa que juntou o ano todo para conseguir realizar um "sonho".

As chances de se conseguir o que se deseja também estão diretamente relacionadas com o PRAZER da nossa mente. Descobriu-se que "sentimos mais prazer em planejar algo que tem somente 50% de chance de dar certo, do que quando estamos diante de algo que é 100% certo de se concretizar. A liberação de neurotransmissores da felicidade no primeiro caso é maior".

Acho que temos que ter um pouco de cuidado com isso e tentar fazer dos nossos dias o mais diferente que possamos. No trabalho, nos nossos relacionamentos (especialmente amorosos, que tendem sempre pra o lado da rotina).

Rotina não é bom pra ninguém... e se acostumar com coisas boas, banalizando, também não é legal. Então fiquemos atentos a isso.

Comer sushi* todos os dias pode se tornar sem graça..., receber flores também. Ah não ser que isso seja feito de maneira impar, todos os dias.

*...Porque quem me conhece sabe que eu AMO! (=

Beijo grande nocês e muito obrigada pelos emails que tenho recebido. Muitas duvidas, perguntas, elogios. Fico feliz (e surpresa) que tenha sempre tanta gente passando por aqui.

Ah, gente! Uma coisinha chata aconteceu... Esse blog aqui (Meu Paraiso Azul) andou copiando/colando postagens daqui do blog. E eu gostaria de pedir que por favor, o responsavel por ele coloque a fonte dos textos retirados da internet. Porque por mais bobos que sejam, isso é crime. De qualuer maneira, me senti até lisonjeada... Plagio no meu blog! Isso é sinal de que pelo menos essa pessoa gostou do que escrevi, né?! Rs...

Nenhum comentário: